Senado promove em Maceió oficinas Interlegis de modernização, atendendo ao Legislativo alagoano

Durante uma semana, servidores serão treinados para usar ferramentas que trazem mais transparência e agilidade ao processo legislativo

O Programa Interlegis, que é gerido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), vai realizar durante toda a próxima semana, na Assembleia Legislativa de Alagoas, um encontro para discutir políticas de modernização do Legislativo, seguido de oficinas práticas para os servidores. Uma sessão solene marcará a abertura dos eventos, na manhã do dia 13.

O diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, vai abrir os trabalhos detalhando os objetivos, o alcance e os produtos que são oferecidos gratuitamente pelo Programa às casas legislativas.  “A disseminação de informações e conhecimentos em favor da transparência e racionalidade do processo legislativo, bem como do aperfeiçoamento da gestão administrativa, são os principais eixos do nosso trabalho” – afirmou.

Consultor aposentado do Senado, o professor Antônio Barbosa fará uma palestra sobre “O papel do Legislativo no Estado Democrático de Direito – desafios atuais”. E o Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Programa Interlegis, Francisco Biondo, vai falar sobre transparência no Legislativo, apresentando a chamada Solução Web Interlegis, o pacote de ações para tirar as casas legislativas do estado de exclusão digital.

A ação do Programa Interlegis em Alagoas foi uma solicitação do presidente da Assembleia, Luiz Dantas, em visita no dia 10 de março, acompanhado de outros integrantes da Mesa Diretora. Na ocasião, eles se queixaram da defasagem tecnológica da Assembleia, o que estava dificultando o cumprimento das exigências da legislação de transparência e acesso à informação.

_ O Interlegis se estabeleceu como referência internacional de integração e modernização do Legislativo. Nossa meta, com o Programa, é conferir mais transparência à atividade parlamentar – afirmou.

Oficinas

Após a manhã de palestras, as atividades se voltam para as oficinas de treinamento. A primeira é para que servidores (e até parlamentares, se quiserem) aprendam a instalar e utilizar o Portal Modelo, ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Interlegis para a internet. São dois dias e meio, ao final dos quais eles são treinados para gerir conteúdo, administrar e customizar o portal. O portal pode ser hospedado gratuitamente no datacenter do Interlegis.

Na sequência, durante mais dois dias e meio, o treinamento é voltado para conhecer o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta também desenvolvida pelo Interlegis para informatizar todo o processo interno de uma casa legislativa. Aí se incluem desde os dados básicos sobre a estrutura da Câmara, dos partidos e dos parlamentares, até a tramitação de matérias e votação em plenário. Como o Portal Modelo, o SAPL também é gratuito. Os monitores do Interlegis asseguram que não é necessário conhecimento profundo de informática para participar dos treinamentos.

De acordo com o presidente da Escola Legislativa de Alagoas, Willian Giulliano dos Prazeres, haverá computadores preparados para cerca de quarenta servidores, numa sala que está sendo reformada no prédio central da Assembleia, por determinação da Mesa Diretora.

Segundo Helder Rebouças, “as equipes técnicas do ILB/ Interlegis estão preparadas e muito motivadas para colaborar na capacitação e modernização do Legislativo de Alagoas, a exemplo do que vem sendo feito em outros estados brasileiros”.

 

 

Para saber mais sobre o Programa Interlegis, acesse: www.interlegis.leg.br

Veja mais sobre a Solução Web Interlegis em www.interlegis.leg.br/solucaoweb

 

Petrucio Lins Ferreira
Petrucio Lins Ferreira disse:
13/04/2015 23h53
Ótima iniciativa da mesa diretora que ai estar,proporcionando o bom andamento da casa de Tavares Bastos atravez da capacitação dos seus sevidores. Parabens Sr. Presidente e vice Presidente.
Comentários foram desativados.