Senador Wellington Fagundes quer modernizar câmaras municipais de Mato Grosso

(Adaptado de texto da Assessoria de Imprensa do gabinete)

 

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) iniciou ações para implantar um amplo programa de modernização nas Câmaras Municipais de Mato Grosso. Isso será feito por meio do pacote de serviços Solução Web e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), do Programa Interlegis. Os entendimentos começaram nesta quinta-feira, 23, durante reunião do Senador com o diretor executivo do ILB/Interlegis, Helder Rebouças e com os coordenadores de Planejamento e Fomento, Armando Nascimento e de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, Francisco Biondo.

Essas ações visam dar apoio na melhoria dos processos das Casas Legislativas, com a criação de portais de internet e sua hospedagem, além da capacitação para os servidores do parlamento local.

O senador afirmou que a modernização do legislativo municipal está diretamente ligada à ampliação da democracia. “O primeiro contato da população com a política é com o parlamento das cidades. Fazer com que os municípios tenham internet de qualidade e acesso ao trabalho dos vereadores é fazer com que a população tenha voz ativa na proposição e cobrança de políticas públicas eficientes”, assegura.

Em Mato Grosso, 50% das câmaras municipais não possuem um sítio na internet, e quando possuem, estão com informações desatualizadas. O programa Solução Web Interlegis é composto de Portal Modelo, portal padrão disponibilizado para as casas, hospedagem gratuita no Data Center do Interlegis, domínio.leg e treinamento dos servidores responsáveis por alimentar o portal. Já o SAPL tem como finalidade apoiar as casas nas atividades relacionadas ao processo legislativo. O sistema é um agente efetivo na modernização da câmara que o utiliza para elaborar proposições e tramitar matérias legislativas, organizar sessões plenárias e manter atualizadas as bases de leis.

Para Helder Rebouças, a ida do senador Wellington Fagundes ao Interlegis demonstra preocupação em fortalecer o Legislativo do Estado. O diretor ressaltou que a falta de infraestrutura nas casas legislativas de modo geral não restringe somente a tecnologia, mas a cidadania e completou: "Que possamos cada vez mais, com a ajuda do Senado e da bancada de MT, levar ferramentas de tecnologia de informação para que as câmaras de vereadores possam ter maior proximidade com a sociedade organizada".

Finalizando a visita, o coordeandor Armando Nascimento destacou que as melhorias poderão trazer consigo agilidade processual e a redução de gastos parlamentares. "Os produtos do Interlegis trazem para a câmara municipal a eficiência, a rapidez no trabalho e a possibilidade de deixar tudo armazenado aqui em Brasília, o que reduz amplamente os custos para as cidades. Além disso, permite que haja uma internet rápida e disponível sete dias na semana, 24 horas por dia”, assinalou.