Mais de 20 Câmaras inscritas para as oficinas e o Encontro Interlegis no Tocantins

Encontro e oficinas - que vão de 4 a 8 de maio - têm o apoio do senador Vicentinho Alves

Porto Nacional, no Tocantins, vai sediar no próximo dia 4 de maio o Encontro Interlegis, que promove ações de modernização do Legislativo. A iniciativa foi do senador Vicentinho Alves (PR-TO) que, como Primeiro Secretário, é o presidente do Conselho Nacional do Programa Interlegis. Na sequência do Encontro, durante toda a semana, a Câmara Municipal de Porto Nacional vai sediar duas oficinas de treinamento para a adoção de produtos tecnológicos que são oferecidos sem qualquer custo para as casas legislativas.

Na manhã de segunda-feira, Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a quem o Programa Interlegis está vinculado, vai falar sobre o Projeto de Modernização do Legislativo. Sem seguida, o consultor do Senado Ronaldo Vieira Júnior dará palestra sobre a reforma política. E, por fim, o coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Programa, Francisco Biondo, vai falar sobre a Solução Web Interlegis, o pacote de ações que é oferecido às Câmaras para que elas tenham o seu portal na internet.

De 4 a 6 de maio, os servidores da Câmara de Porto Nacional e cidades vizinhas terão a oportunidade de participar da oficina de Portal Modelo, o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet. O Portal é uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa, em software livre, que possibilita às Câmaras terem a sua página na internet. Tanto o Portal quando sua hospedagem (que pode ser feita no datacenter do Interlegis) são gratuitos. Ao final do treinamento, que não requer conhecimentos aprofundados de informática, as Câmaras já estarão com o site no ar, adotando ainda o domínio .leg, que identifica o Legislativo na internet.

Nos dias 7 e 8 de maio, o treinamento será para que os servidores aprendam a implantar e utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo legislativo de uma Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das sessões plenárias. Com o uso destas duas ferramentas, as casas legislativas estão aptas a cumprir as exigências da legislação de transparência e acesso à informação.

 

A programação e as inscrições podem ser vistas em: http://www.interlegis.leg.br/eventos/2015/04/encontro-interlegis-e-oficina-portal-modelo-e-sapl-em-porto-nacional-to

Outras informações sobre a Solução Web, acesse: http://www.interlegis.leg.br/noticias/2014/09/sua-camara-na-internet-produtos-e-servicos-para-criar-portais-de-maneira-simples-e-gratuita