Paraíba sediará Encontro e Oficinas Interlegis

Representantes do Acre e de Rondônia também visitaram o Programa

Representantes de diversas Câmaras Municipais da Paraíba foram recebidos nesta quinta-feira pelo Primeiro Secretário do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO), para tratar do planejamento das oficinas que o Programa Interlegis realiza para treinar servidores e colaborar na modernização das casas legislativas. Como diretor nacional do Programa Interlegis, cabe a ele autorizar a realização dos eventos previstos para acontecer em agosto.

Presidentes e vereadores das Câmaras de Pirpirituba, Solânea, Dona Inês, Bananeiras e Lagoa de Dentro discutiram em seguida os detalhes com Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a quem o Programa Interlegis está vinculado. Eles querem que sejam realizados treinamentos para a implantação e utilização do Portal Modelo e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), além de oficinas para a revisão e atualização de Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal.

O evento deve seguir o formato dos que são realizados pelo Programa Interlegis em outros Estados: na abertura, há palestras de caráter institucional, inclusive com a participação de senadores do Estado; depois, começam as oficinas que duram toda a semana.

 

Acre quer capacitação

Já a diretora da Escola do Legislativo da Assembleia do Acre, Rachel Helena Mesquita de Farias, veio em busca de ações de capacitação para os servidores do órgão. Segundo ela, a intenção é também repassar os conhecimentos às 22 Câmaras Municipais do Estado. Seu interesse vai da atualização dos portais das casas legislativas (incluindo o uso do Portal Modelo), o uso do SAPL, e até a melhor forma de ter acesso aos curós oferecidos pelo ILB.

Ainda nesta quinta-feira, esteve na sede do Interlegis o vereador José Augusto, da cidade de Jaru, em Rondônia. Seu objetivo foi discutir a possibilidade de implantação do SAPL na Câmara, com o respectivo treinamento de servidores.

Nestas visitas, os representantes de Câmaras e Assembleias são recebidos por coordenadores e outros técnicos do Interlegis, que repassam as informações necessárias e apresentam os produtos e serviços que o Programa disponibiliza para as casas legislativas.