Programa Interlegis ajuda a modernizar Legislativo, diz senador Wellington Fagundes (PR-MT)

Pela primeira vez, evento, dirigido às câmaras municipais é realizado no Estado

As informações são da Assessoria de Imprensa do senador Wellington Fagundes.

Veja também outras matérias publicadas sobre o assunto no portal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso:

http://www.al.mt.gov.br/detalhes/120596

http://www.al.mt.gov.br/detalhes/120597

 

Dezoito câmaras municipais de Mato Grosso estão participando, nesta semana, de duas oficinas oferecidas pelo Interlegis, programa do Senado Federal que pretende integrar todo o Poder Legislativo no Brasil com a adoção de tecnologias da informação. Até sexta-feira (29), as oficinas treinarão 38 técnicos de câmaras municipais que ainda não possuem, por exemplo, um site na internet. Já na quarta-feira (27), essas câmaras estarão na rede mundial de computadores.

Esta é a primeira vez que o programa Interlegis é ofertado para as câmaras municipais do Estado. Isso foi possível mediante solicitação do senador Wellington Fagundes (PR-MT), que pretende incluir na programação dos treinamentos cidades polos do Estado, de forma a integrar todo o Legislativo em Mato Grosso.

Segundo o senador, a informatização do Legislativo contribui para a democracia no Brasil porque abre a possibilidade, para a população, acessar mais informações sobre a atuação de seus representantes, além de promover a transparência.

A presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso, Edileuza Ribeiro, apontou a importância do programa Interlegis, principalmente para as câmaras de pequenos municípios, que nem sempre tem condições financeiras e técnicas para contar com a internet na realização de suas tarefas. Hoje, 50% das 141 câmaras municipais de Mato Grosso não possuem site.

Durante a abertura, nesta segunda-feira (25.05), os participantes ouviram a palestra do consultor do Senado, Eduardo Simão de Souza Vieira, que falou sobre o cenário dos investimentos em infraestrutura de transportes, e também de Simone Dourado, coordenadora de Ensino à Distância, Ester Monteiro, diretora de Jornalismo da Secretaria do Senado, além de Francisco Biondo, coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Interlegis.

Realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Interlegis oferece oficina que orienta para a criação de site na internet adotando o domínio leg.br já utilizado por mais de mil municípios no Brasil. A segunda oficina dá oportunidade de conhecer e implantar a informatização de todo o processo legislativo, mas outras oficinas poderão ser realizadas em outras regiões polos de Mato Grosso.

O presidente da Assembleia, deputado estadual Guilherme Maluf, anunciou a intenção de realizar sessões itinerantes em 12 regiões do Estado para estreitar as relações com as câmaras municipais. Outro projeto prevê a criação, pela AL, de uma sala para receber os vereadores do Estado.

 

Da assessoria