Vereadores de quatro Estados visitam o Programa Interlegis

Em comum, o interesse em parcerias que levem transparência e modernização às Câmaras

O Instituto Legislativo Brasileiro, responsável pela gestão do Programa Interlegis, recebeu nesta terça-feira, 26/05, a visita de vereadores de quatro Estados brasileiros, todos eles com um objetivo em comum: a adoção de produtos e serviços do Interlegis para tornar suas casas legislativas mais eficientes e transparentes.

Logo pela manhã, foi a vez dos vereadores Roberto Torres, Luciano Sérgio e Djalma Santos de Alagoinhas, na Bahia. Eles pretendem buscar o apoio dos senadores do Estado para que seja realizada na sede da Câmara uma oficina de treinamento em produtos como o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Presidente da Câmara, Roberto Torres disse que tem condições de reunir 23 cidades vizinhas para a realização dos eventos.

De três cidades do Rio Grande do Norte – Apodi, Umarizal e Taboleiro Grande – estiveram na sede do Programa os presidentes das Câmaras dos três municípios: os vereadores Evangelista, Washington Sales e Vagner. Eles também desejam implantar os produtos Interlegis em suas Câmaras.

Os presidentes da União das Câmaras Municipais do Piauí, Ronnivom de Sousa Lima, e da Associação de Vereadores de Rondônia, Jairo Benete, participaram de audiência com o diretor-executivo do ILB/Interlegis, Helder Rebouças, para discutir possibilidades de incrementar a parceria com o Programa. Os dirigentes das entidades estavam acompanhados de vereadores e assessores.

Além dos produtos tecnológicos que são disponibilizados gratuitamente pelo Interlegis para as casas legislativas, os vereadores mostraram interesse em ações de capacitação para os servidores e para os próprios parlamentares. Também mostraram interesse na ajuda do Interlegis para a atualização dos seus Regimentos Internos e da Lei Orgânica dos seus municípios.

Durante a XVIII Marcha em Defesa do Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios esta semana em Brasília, vários vereadores aproveitam para visitar o Programa Interlegis, em busca de parceria.