Interlegis e Assembleia do Rio fazem parceria para formar multiplicadores
Texto publicado no site da ALERJ
Quinze funcionários da Escola do Legislativo (Elerj) estão sendo capacitados para instalar e renovar portais eletrônicos de câmaras municipais, por meio da plataforma Interlegis, uma estrutura ligada ao Senado Federal que fornece um modelo de portal para casas legislativas. O curso, ministrado na Elerj por um profissional especialista no sistema Interlegis, com carga horária de 15 horas divididas em três dias, teve início na segunda-feira (01/06) e será concluído na quarta-feira (03/06).
Capacitados, os funcionários vão atuar como tutores para servidores de câmaras municipais que ainda não tenham portais. “Este é um dos resultados da parceria feita entre o Departamento de Informática da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e o Interlegis, iniciativa do Senado Federal. Posteriormente, será realizado um curso sobre um programa para facilitar processos de tramitação. Após concluída a fase de formação de multiplicadores, cada câmara deve enviar dez funcionários para serem capacitados", afirmou a diretora da Elerj, Rosemary Borges Pereira.
Com a iniciativa, espera-se que casas legislativas, principalmente aquelas localizadas em pequenos municípios e não possuem sites, possam ter também processo legislativo digitalizado. O subdiretor Geral de Informática da Alerj, Adolpho Konder, destacou que é papel da Casa trazer benefícios para todo o Estado. “Também fornecemos internet para 20 câmaras. Vamos abrir as portas para receber funcionários dessas casas e auxiliar na distribuição desses sistemas. A iniciativa de oferecer a capacitação é fundamental para a qualificação de funcionários”, declarou.
O próximo curso sobre o sistema de apoio ao processo legislativo desenvolvido pelo Interlegis será iniciado em 29 de junho.
(Texto de Mariana Totino)