Senador Elmano Férrer quer o Interlegis discutindo grandes temas no Piauí

Ideia é fazer encontros regionais para debater problemas das cidades

O senador Elmano Férrer (PTB-PI) discutiu nesta terça-feira, 07, com coordenadores do Programa Interlegis, a realização de encontros em cidades-polo do Piauí para debater grandes temas de interesse regional. Ao fazer sua primeira visita à sede do Programa, o senador disse que seu objetivo era aproveitar o que a estrutura do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), gestora do Interlegis, tem para oferecer como disseminadora de conhecimento:

“É preciso investimento em cérebros; precisamos reinventar o Estado, pois boa parte dos nossos problemas é de gestão, de governança”, disse Elmano Férrer, ao comentar seu interesse em levantar certos temas de discussão. Um deles, conforme citou, é o pacto federativo, que está sendo discutido pelo Senado. Outros são de interesse mais regional, como plano diretor das cidades, questões ambientais como a desertificação ou política de resíduos sólidos.

Diretor-Adjunto do ILB, Paulo Viegas explicou para o senador um pouco da história do Programa, inclusive a fusão com o ILB, e o uso da estrutura do Interlegis para disseminar conhecimento. Também falou dos produtos e serviços que levam transparência e eficiência ao Legislativo, sobretudo na esfera municipal, como o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Já o coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, Francisco Biondo, detalhou alguns destes serviços e como eles levam modernização, eficiência e transparência às casas legislativas. Ele também mostrou ao senador a forma como o Interlegis atua nos Estados. A partir daí, ficou de ser detalhada uma proposta para a realização dos Encontros Regionais Interlegis, em várias cidades, e atendendo à demanda delas.

Representando o 1º Secretário, senador Vicentinho Alves, o chefe de gabinete Fernando Damasceno destacou o reconhecimento da importância e o apoio que a atual gestão vem dando ao Programa Interlegis – que, na estrutura do Senado, está vinculado à 1ª Secretaria.