Para Douglas Cintra, com Interlegis, Câmaras aperfeiçoam sintonia com população

Senador participa de Encontro Interlegis em Recife

De 24 a 28 de agosto, a Câmara Municipal de Recife vai sediar dois eventos promovidos pelo Programa Interlegis, do Senado Federal: na manhã da segunda-feira, acontece o Encontro institucional, que aborda questões políticas da atualidade e temas relacionados à modernização das Casas Legislativas. A partir da tarde do dia 24, terão lugar oficinas de treinamento ministradas por técnicos do Programa para servidores das Câmaras inscritas, para implantação de ferramentas tecnológicas, como o Portal Modelo para internet.

 

A iniciativa é do senador Douglas Cintra (PTB-PE), que participará da abertura do Encontro, motivado pelas ações do Interlegis que visam reduzir a exclusão digital do legislativo municipal e aumentar a transparência e eficiência das Câmaras. Em junho, evento no mesmo formato aconteceu em Caruaru.

 

“O maior desafio, hoje, das casas legislativas em todos os três níveis da Federação, é aperfeiçoar a sintonia entre representantes e representados. Cada vez mais, a opinião pública cobra de nós, parlamentares, sejamos senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, uma atitude proativa e eficaz na transformação das legítimas demandas da sociedade em políticas públicas efetivas” – afirmou.

 

Para Cintra, se as Câmaras não possuem os canais para se relacionar com a população, além de descumprirem a legislação, elas não estão correspondendo à necessidade de interação e não apresentam as respostas necessárias. As ferramentas tecnológicas que o Programa Interlegis disponibiliza gratuitamente para as casas legislativas preenchem esta falha.

 

Afinal, diz o senador, “às Câmaras Municipais cabe a imensa e insubstituível responsabilidade de refletir e acudir aos anseios de suas respectivas comunidades, pois o município é o entorno imediato da participação cívica e política das pessoas”. Daí a importância de que ele disponha dos instrumentos como os que o Programa Interlegis oferece, acrescenta o senador.

 

 

Programação

 

A ideia é atingir o máximo possível de Câmaras da região metropolitana da capital, que engloba cerca de 25 municípios. Até esta sexta-feira, 21, 17 delas já haviam se inscritos, além de servidores da Assembleia Legislativa de Rondônia.

 

Na segunda-feira, o consultor do Senado Arlindo Fernandes de Oliveira vai falar sobre reforma política, mais especificamente sobre o voto distrital e o financiamento de campanha. Rachel Alves, da Coordenação de Ensino a Distância do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), abordará “A importância do EAD para a modernização das Casas Legislativas”. E Francisco Biondo, da Coordenação de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa do Interlegis, fará uma apresentação sobre um pacote de ações tecnológicas, a Solução Web, por meio do qual as Câmaras podem ter, gratuitamente, seu portal na internet.

 

Câmaras podem ter seu site

 

Na sequência do Encontro, durante toda a semana, acontecem duas oficinas de treinamento para a adoção de produtos tecnológicos que são oferecidos sem qualquer custo para as casas legislativas pelo Programa Interlegis. Com sua adoção, as Câmaras passam a contar com ferramentas modernas que, além de tornarem seu trabalho mais eficiente, dão as condições para o cumprimento das exigências das Leis de Transparência e de Acesso à Informação.

 

A primeira delas, da tarde do dia 24 até o dia 26, é dedicada ao Portal Modelo, o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa, em software livre, que possibilita às Câmaras terem a sua página na internet.

 

Tanto o Portal quando sua hospedagem (que pode ser feita no datacenter do Interlegis) são gratuitos. Ao final do treinamento, que não requer conhecimentos aprofundados de informática, as Câmaras já estarão com o site no ar, adotando ainda o domínio .leg.br, que identifica o Legislativo na internet.