Câmara de Chapecó (SC) quer economizar e opta por produtos Interlegis

Técnicos avaliam que soluções tecnológicas são também mais modernas e seguras

A Câmara Municipal de Chapecó (SC) decidiu informatizar os gabinetes dos vereadores e modernizar as ferramentas tecnológicas necessárias às suas atividades. Por isso, enviou a Brasília dois profissionais da área de Tecnologia da Informação, Benhur Zanini e Heber Mantovani, para discutir a adoção das soluções oferecidas pelo Programa Interlegis para as casas legislativas. “A primeira medida será cancelar contratos já existentes, o que significa uma grande economia para a nossa Câmara”, afirmou Zanini, em nome do presidente Valdemir Stobe, que já encaminhou à direção do Programa o pedido de convênio.

Segundo os técnicos, a Câmara de Chapecó chegou a ter o Portal Modelo para internet, desenvolvido pelos técnicos do Interlegis. “Mas era uma versão antiga; de lá para cá, a evolução foi gigantesca”, disse Heber Mantovani.

A intenção inicial era apenas informatizar os gabinetes dos vereadores, porém, ao conhecerem outras ferramentas disponibilizadas gratuitamente pelo Programa, decidiram “agregar outras soluções, adotando programas como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP) e o Sistema de Protocolo de Documentos (SPDO)”, conforme explicou Benhur Zanini.

Com isto, a Câmara de Chapecó pretende também digitalizar todo a legislação já cadastrada, além de informatizar os demais processos internos. Com as novas ferramentas, também estará de acordo com as exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência.