Coordenador do Interlegis fala sobre Solução Web em evento da FENALEGIS

Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos Municipais se reuniu em Campo dos Goytacazes

A experiência do Programa Interlegis para diminuir a exclusão digital do Legislativo foi o tema do coordenador Francisco Biondo em evento que reuniu, na Câmara Municipal de Campo dos Goytacazes (RJ), especialistas em diversos temas voltados para as casas legislativas municipais. A iniciativa da FENALEGIS (Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais), embora voltada para todo o Brasil, foi direcionada para a região sudeste.

Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Interlegis, Biondo apresentou aos participantes do encontro o quadro que técnicos do Programa encontraram ao fazerem um levantamento sobre a presença na internet das Câmaras Municipais. Quase 51% delas, em 2014, não tinham o próprio site. A partir disso, o Interlegis desenvolveu uma campanha e lançou o Solução Web, um pacote de produtos e serviços oferecidos a todas as Casas e Instituições do Poder Legislativo Brasileiro para que possam criar seus portais na Internet de maneira simples, rápida e gratuita.

A atuação do Interlegis fez com que estes níveis de exclusão se reduzisse bastante, mas ainda há um volume razoável de Câmaras que precisam ser atendidas.  Com a adoção da Solução Web, as Câmaras estão aptas a cumprir as exigências das Leis de Acesso à Informação e da Transparência. A FENALEGIS e a Câmara Municipal de Goytacazes, com quem o Interlegis assinou convênio, são parceiras do Programa nesta iniciativa.