Depois da abertura oficial, começam as Oficinas Interlegis em Tiradentes

Três treinamentos estão sendo oferecidos: Portal Modelo, SAPL, Revisão de Marcos Jurídicos

A Escola Municipal Marília de Dirceu passou a ser o palco para o treinamento de servidores de Câmaras Municipais, oferecido pelo Programa Interlegis em Tiradentes (MG). Estão participando da Oficina dedicada à instalação e uso do Portal Modelo para internet 16 alunos de dez Câmaras.

Desde segunda-feira, Tiradentes está sediando eventos promovidos pelo Programa do Interlegis, do Senado Federal, para Câmaras da região conhecida como Campo das Vertentes. Depois do Encontro institucional, com palestras sobre temas políticos e de interesse do Legislativo, os inscritos se dividiram em três oficinas práticas: Portal Modelo, Revisão de Marcos Jurídicos e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

Na Câmara Municipal, depois da abertura solene, que contou com a presença do senador Antonio Anastasia, está acontecendo a Oficina de Revisão de Marcos Jurídicos. Representantes de onze Câmaras estão divididos em grupos, que relatam suas realidades e buscam soluções viáveis, acionando o moderador Luís Fernando Pires Machado, técnico do Interlegis, para opinar, sugerir e tirar conclusões sobre a Lei Orgânica de cada município. Em geral, esta é uma preliminar, já que estes documentos, em geral, são extensos e atualizá-los demanda tempo até que estejam prontos para apreciação dos vereadores.

Encerradas estas duas oficinas, nos dias 17 e 18, servidores das Câmaras poderão participar da terceira oficina, que tem como objetivo orientá-los na implantação e utilização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. O SAPL é uma ferramenta para informatizar todo o processo legislativo, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas até a organização das sessões plenárias.