Escola do Legislativo de Uberaba é inaugurada com Oficina Interlegis nesta segunda

Câmara também inaugura a sua biblioteca; novas ações de modernização acontecem na próxima semana

As informações foram publicadas nesta segunda-feira no site da Câmara Municipal de Uberaba:

Serão inauguradas nesta segunda-feira, dia 28, a Escola do Legislativo “Vereador Paulo Silva” e a Biblioteca do Povo “Professora Terezinha Hueb de Menezes, que funcionarão no novo anexo “Nagib Cecílio” da Câmara Municipal de Uberaba. A solenidade está marcada para às 10 horas e, logo em seguida, haverá o lançamento da Oficina Interlegis para a “Atualização de Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal”, que se estende até a sexta-feira, dia 1º de outubro.  Esta, que é a primeira atividade da Escola do Legislativo, é voltada para Casas Legislativas que necessitam atualizar seus marcos jurídicos.

A Oficina terá 28 horas-aula de terça a sexta-feira das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas com o instrutor do Senado Federal Luis Fernando Pires Machado, Wallace França de Melo e Alessandro de Sousa Guimarães. Serão três módulos, iniciando com a palestra introdutória sobre a importância do Regimento Interno e da Lei Orgânica. O segundo vai abordar a Lei Orgânica nos aspectos da organização do Município, da Organização dos Poderes, da Administração Pública e das Políticas Públicas Municipais. O Terceiro e último módulo vai tratar do Regimento Interno abordando a Organização da Câmara, Vereador, Sessões Plenárias e Processo Legislativo.

Para a Oficina, estão sendo convidadas as Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, na segunda-feira, ou ainda no sitewww.interlegis.leg.br também pelo telefone (34) 3318-1767. Além de vereadores são esperados servidores e técnicos dos poderes legislativos municipais.

Os Homenageados. Por indicação da totalidade dos vereadores, o nome do vereador Paulo Silva foi dado à Escola do Legislativo. Paulo Silva foi casado com Genazir (Gê) Pereira da Silva e teve quatro filhos: Paulo Renato, Thiago Renato, Fabiano Renato e Cristiane. O jornalista começou suas atividades em 1963 no extinto Correio Católico, realizando cobertura de polícia, até o início dos anos de 1970. Iniciou-se como colunista social, atuando mais tarde como editor-chefe do referido jornal em diversas ocasiões. Durante anos integrou a equipe do Jornal da Manhã.

A Biblioteca do Povo, que funcionará também no anexo, leva o nome de Terezinha Hueb de Menezes. A Professora dedicou sua vida à educação. Lecionou Literatura Brasileira na FISTA e dirigiu o Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade de Uberaba. Foi casada com Murilo Pacheco de Menezes, com quem teve cinco filhos: José Luiz, Paulo César, Maria Angélica, Fabiano e Fernando. Junto ao seu marido fundaram o Colégio Nossa Senhora das Graças, onde lecionou e dirigiu a instituição. Era articulista do Jornal da Manhã. Publicava na revista Convergência e participava em diversas antologias de poesias e crônicas. Autora de vários livros, entre eles “Assim como nós” onde reuniu as mais marcantes crônicas de sua autoria. Teresinha Hueb era membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

 

Jorn. Márcio Gennari

Departamento de Comunicação

(25/09/15)