Parceria entre o Interlegis e a ALERJ quer modernizar as 92 Câmaras do Estado

Coordenador de TI fala sobre as vantagens dos produtos tecnológicos do Interlegis

Um grande encontro no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) reuniu na última sexta-feira, 18, deputados, vereadores e servidores de todo o Estado para discutir a parceria que será feita com o Programa Interlegis, do Senado Federal, para modernizar as Câmaras Municipais fluminenses.

Segundo o deputado André Ceciliano, coordenador da Escola do Legislativo, o objetivo “é melhorar a qualidade do trabalho não só da Assembleia, como das 92 Câmaras Municipais do nosso Estado”. O subdiretor de informática da Assembleia, Adolfo Konder, ressalta que esta é uma grande oportunidade para todo o Legislativo fluminense, tendo em vista que os produtos e serviços do Interlegis são disponibilizados gratuitamente para as casas legislativas.

João Henrique Gouveia, coordenador de Tecnologia da Informação do Programa Interlegis, foi quem fez a explanação sobre as vantagens, tanto do ponto de vista tecnológico, como orçamentário, de se adotar estas ferramentas. Modernas e atualizadas, elas possibilitam que as Câmaras Municipais, segundo Gouveia, melhorem a qualidade dos trabalhos legislativos e dos serviços prestados aos cidadãos.

Ele explicou o funcionamento de duas ferramentas essenciais: o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que organiza o processo interno das casas, inclusive de sua base de dados.

A Escola do Legislativo da Alerj vai dar os cursos para os funcionários das Câmaras, promovendo uma formação continuada, segundo explicou o diretor Alcimário Júnior. Esta capacitação, bem como a atualização constante das ferramentas, será feita em parceria com o Programa Interlegis.