Parceria entre o Interlegis e a ALERJ quer modernizar as 92 Câmaras do Estado
Um grande encontro no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) reuniu na última sexta-feira, 18, deputados, vereadores e servidores de todo o Estado para discutir a parceria que será feita com o Programa Interlegis, do Senado Federal, para modernizar as Câmaras Municipais fluminenses.
Segundo o deputado André Ceciliano, coordenador da Escola do Legislativo, o objetivo “é melhorar a qualidade do trabalho não só da Assembleia, como das 92 Câmaras Municipais do nosso Estado”. O subdiretor de informática da Assembleia, Adolfo Konder, ressalta que esta é uma grande oportunidade para todo o Legislativo fluminense, tendo em vista que os produtos e serviços do Interlegis são disponibilizados gratuitamente para as casas legislativas.
João Henrique Gouveia, coordenador de Tecnologia da Informação do Programa Interlegis, foi quem fez a explanação sobre as vantagens, tanto do ponto de vista tecnológico, como orçamentário, de se adotar estas ferramentas. Modernas e atualizadas, elas possibilitam que as Câmaras Municipais, segundo Gouveia, melhorem a qualidade dos trabalhos legislativos e dos serviços prestados aos cidadãos.
Ele explicou o funcionamento de duas ferramentas essenciais: o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que organiza o processo interno das casas, inclusive de sua base de dados.
A Escola do Legislativo da Alerj vai dar os cursos para os funcionários das Câmaras, promovendo uma formação continuada, segundo explicou o diretor Alcimário Júnior. Esta capacitação, bem como a atualização constante das ferramentas, será feita em parceria com o Programa Interlegis.