Câmara Municipal de Lapa (PR) quer implantar painel eletrônico, disponível em produto desenvolvido pelo Interlegis
Servidores da Câmara Municipal de Lapa, no Paraná, estiveram na sede do Interlegis/ILB em Brasília,na tarde desta terça-feira, 27/10, para saber mais a respeito da nova funcionalidade disponível na versão 3 do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o painel eletrônico.
De acordo com Cláudio Morale, técnico do Interlegis, o registro eletrônico de presença e votação vai proporcionar informações em tempo real, que poderão ser visualizadas em diversos tipos de dispositivos. Além disso, por meio da automação das atividades envolvidas nesses processos, o novo sistema tornará mais ágil os procedimentos e garantirá mais segurança e integridade às informações produzidas.
Para o diretor-geral da Câmara, Marinaldo Filho, o painel eletrônico será mais um mecanismo de transparência da casa legislativa que poderá facilitar o acompanhamento de votações a respeito de matérias de interesse coletivo: “Muitas pessoas que acompanham as sessões reclamam, porque elas não sabem quem votou ou se votou contra ou a favor. Então, o painel vai trazer transparência para a comunidade”, ressalta.
O painel contém tudo o que uma casa legislativa necessita para o andamento da sessão plenária, como as votações, os parlamentares presentes e o tempo das falas. A câmara precisará promover licitações apenas para a compra de televisores e outros equipamentos, bem como o serviço de mão de obra para instalação, já que o produto é disponibilizado gratuitamente pelo Programa Interlegis.
http://pm3demo.interlegis.leg.br/ouvidoria/edit