Câmara de Atibaia (SP) recebe Oficinas Interlegis de 15 a 18 de dezembro

Técnicos do Senado treinam servidores para implantação de produtos tecnológicos

A convite da Câmara Municipal de Estância de Atibaia, técnicos do Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, estão treinando, de 15 a 18 de dezembro, servidores para implantação de ferramentas tecnológicas que visam a modernização das casas legislativas.

As oficinas foram solicitadas pelo presidente da casa, vereador Almir Bueno do Prado, através de ofício. A Câmara tem convênio com o Programa Interlegis e convidou os técnicos Adalberto Alves de Oliveira e Luis Fernando Pires Machado, responsáveis, respectivamente, pelos treinamentos para implantação e utilização de Portal Modelo e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

O objetivo das oficinas é que os participantes, ao final dos treinamentos, estejam aptos a instalar e usar o portal para internet e a ferramenta que informatiza o processo legislativo.

O Portal Modelo é o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet desenvolvido pelos técnicos do Programa Interlegis. Já o SAPL informatiza todo o processo legislativo de Câmaras e Assembleias, desde a inserção de dados sobre a tramitação de propostas até a organização e acompanhamento das sessões plenárias.

As duas ferramentas tecnológicas foram desenvolvidas em software livre para atender às especificidades de uma casa legislativa e são disponibilizadas gratuitamente. A sua adoção faz com que estas casas estejam em consonância com os dispositivos das Leis de Acesso à Informação e de Transparência.