Câmara de Mococa e Senado promovem Oficinas Interlegis

Adoção de Portal Modelo e SAPL vai proporcionar economia e agilidade

Com informações da Câmara Municipal de Mococa e edição de Letícia Borges, da Equipe Interlegis:

 

Uma parceria entre a Câmara de Mococa (SP) e o Senado Federal, por meio do Instituto Legislativo Brasileiro/Interlegis, possibilitou a realização das Oficinas de Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), na semana de 08 a 11 de dezembro na sede do legislativo municipal.


O Portal Modelo, desenvolvido pelos técnicos do Programa Interlegis, é um sistema de gerenciamento de conteúdos na internet e será o novo site da Câmara, que terá novo endereço: www.mococa.sp.leg.br.

A ferramenta possibilita a inclusão digital das Câmaras Municipais e também atende à legislação de transparência e de acesso à informação. “O portal está pronto para utilização. Foi desenvolvido de tal forma que a Câmara, seja do porte que for, possa utilizá-lo de forma fácil e intuitiva sem precisar de conhecimentos avançados de informática. Ao final da oficina, os participantes já contam com o portal implementado”, afirmou Adalberto Alves de Oliveira, técnico do Interlegis/ILB.


 A oficina de SAPL apresentou e treinou os servidores para o sistema que informatizará todo o processo legislativo da Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das reuniões plenárias.

“Apresentamos e treinamos os servidores para o gerenciamento, operacionalização e alimentação do sistema de uma maneira muito simples, para que cada servidor possa utilizar a ferramenta sem precisar ser um expert em tecnologia. Parte do sistema sairá da oficina já implementado”, afirmou Luis Fernando Pires Machado, Coordenador do Planejamento e Fomento do Programa Interlegis, que é vinculado ao ILB.


A adesão aos sistemas disponibilizados gratuitamente pelo Senado Federal, proporcionará à Câmara Municipal uma economia de mais de R$ 30 mil reais anuais, já que ela mantinha contrato com empresa especializada para a prestação do serviço, inclusive hospedagem, suporte e locação dos sistemas.


“Estamos buscando uma inovação proporcionada pelo Senado Federal a custo zero, e ainda com todo o suporte necessário para que nossos servidores possam interagir com os técnicos se alguma dúvida surgir”, disse Luiz Braz Mariano, Presidente da Câmara Municipal.


A Câmara Municipal de Mococa esclarece que, no período de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, em face da migração do portal e desses sistemas, o site poderá ficar inoperante e instável, não permitindo acesso ou consultas. Todos os esforços serão feitos para garantir a rapidez na execução.