Caraúbas vai sediar oficinas Interlegis para a região oeste do Rio Grande do Norte

Evento de modernização conta com o apoio do senador Garibaldi Alves

A Câmara Municipal de Caraúbas, situada no oeste potiguar, a 300 quilômetros de Natal, vai sediar a partir da próxima segunda-feira, dia 14, duas oficinas de treinamento em produtos tecnológicos do Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal. A expectativa do vereador Edson Moraes, presidente da Câmara, é contar com a presença de representantes de cerca de vinte cidades da região. O evento conta com o apoio do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

A adoção destas ferramentas, que são disponibilizadas sem custos para as Câmaras, representa também uma maneira de estar de acordo com as exigências das leis de Transparência e de Acesso à Informação.

O Portal Modelo é a ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa Interlegis, em software livre, que possibilita às Câmaras terem a sua página na internet. Tanto o Portal quando sua hospedagem (que pode ser feita no datacenter do Interlegis) são gratuitos. Ao final do treinamento, que não requer conhecimentos aprofundados de informática, as Câmaras já estarão com o site no ar, adotando ainda o domínio .leg, que identifica o Legislativo na internet. A oficina de Portal será nos dias 14 e 15 das 8:30 às 19 horas e no dia 16, das 8:30 às 12 horas.

Já na tarde do dia 16 e nos dias 17 e 18, o treinamento será para que os servidores aprendam a implantar e utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo legislativo de uma Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das sessões plenárias.

As oficinas serão ministradas pelos técnicos do Programa Interlegis Higino Vieira e JB Góis Jr. Elas acontecerão no auditório do Campus da Universidade Federal do Semi Árido (UFERSA).