Vereadores de Lapa-PR atestam a importância do SAPL como fonte de pesquisas do município

Atos públicos estão disponíveis para consulta no site da Câmara por meio do Sistema

Os vereadores de Lapa-PR, Renato Afonso, Fenelon Moreira, Dango Leonardi e Arthur Vidal estiveram na sede do ILB/Interlegis nesta quarta (9/3) a fim de se informar sobre as providências necessárias para a adoção na Câmara da versão 3.0 do Sistema e Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). A câmara utiliza o sistema desde 2006, quando assinou o primeiro convênio com o Interlegis e o considera um instrumento indispensável para os trabalhos da Casa.

“O SAPL é uma ferramenta essencial para a agilidade do trabalho legislativo. Antes, para qualquer proposta de lei, era preciso fazer uma consulta do material existente no papel. Agora, com um clique no Sistema eu chego na informação que preciso e sou capaz de realizar meu trabalho com uma velocidade muito maior. O SAPL é mesmo um instrumento maravilhoso”, afirmou Renato Afonso.

De fato, a ferramenta tecnológica desenvolvida pelo ILB/Interlegis provocou uma sensível melhora na questão da transparência e da publicidade dos atos públicos no município. Há 15 dias, um entendimento com a prefeitura de Lapa possibilitou que, a partir de então, todos os atos da prefeitura passíveis de divulgação sejam disponibilizados no SAPL para verificação de qualquer cidadão.  Agora os vereadores querem o painel eletrônico, que será possível quando a casa atualizar o sistema.

Os vereadores também vieram discutir a possibilidade de realização de uma oficina de revisão de marcos jurídicos no município para breve e se comprometeram a ajudar para que o evento alcance boa adesão entre as casas vizinhas. Eles foram atendidos pelo coordenador de Planejamento e Fomento Luís Fernando P. Machado e pelo servidor da área de Tecnologia da Informação Cláudio Morale.