Servidores de Câmaras da Chapada Diamantina recebem treinamento do Interlegis

Oficinas acontecem na Câmara Municipal de Ibitiara

A Câmara Municipal de Ibitiara, cidade baiana situada na Chapada Diamantina, está sediando, durante toda esta semana, duas oficinas ministradas por técnicos do Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal. O treinamento é voltado para servidores do Legislativo Municipal a fim de que se tornem aptos a utilizar ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo Programa especialmente para as casas legislativas.

A primeira oficina é voltada para a instalação e utilização do Portal Modelo, o sistema de gerenciamento de conteúdo para internet desenvolvido pelos técnicos do Programa e disponibilizado sem custos para as casas legislativas. O instrutor é José Bonifácio de Góis Júnior. O Portal Modelo é uma ferramenta simples, pode ser personalizado e não requer conhecimentos aprofundados de informática.

Já a segunda oficina, que será ministrada por Higino Vieira, destina-se à implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta que informatiza todo o processo interno da Câmara, incluindo votações, tramitação de matérias, composição de comissões e da mesa diretora, entre muitas outras funções.

A utilização destas ferramentas coloca as Câmaras de acordo com as exigências das leis de Transparência e de Acesso à Informação.