COTREN leva experiência em EaD para CIAED

O congresso acontece em Águas de Lindóia (SP) até sexta-feira (23)

O segundo dia do 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) começou com a palestra da coordenadora de Capacitação, Treinamento e Ensino (COTREN), do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Simone Dourado, sobre os “Desafios da Escola de Governo do Senado Federal e as Adaptações à Lei da Inclusão”.

Simone apresentou o trabalho desenvolvido pelo ILB, dividido basicamente em quatro vertentes: o Programa de Formação Gerencial (PFG), o Programa Interlegis, a Pós-Graduação e o Programa de Educação a Distância, que atualmente oferece 24 cursos com e sem tutoria. Ela destacou que 63,71% das pessoas que fazem os cursos do ILB são servidores públicos e 36,29% de outras atividades.

Foi apresentado o resultado de uma pesquisa de avaliação que mostrou que 98% dos alunos em EaD estão plenamente satisfeitos com o conteúdo e a linguagem dos cursos do ILB. No entanto, o alto índice de evasão, cerca de 55%, é considerado um dado preocupante e, portanto, será objeto de uma análise mais criteriosa. "Acredito que esse número é alto porque os cursos são gratuitos. Ano que vem vamos fazer uma avaliação mais criteriosa para saber quais outras razões se apresentam para minimizarmos esse índice", disse Simone.

A coordenadora da COTREN ainda apresentou ao público do 22° CIAED os canais de comunicação do ILB com a sociedade, como o perfil Senado Educação, no Facebook; e os programas ILB em Foco e outros vídeos disponibilizados no YouTube.