Encontro de Tecnologia encerra mostrando inovações

Nova ferramenta para compilar leis agrada usuários

A oitava edição do Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia terminou na manhã de sexta-feira, 18, com a demonstração de Leandro Roberto Silva, da Câmara Municipal de Jataí (GO) sobre as inovações que serão incorporadas ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo na compilação de leis. De maneira teórica, primeiro, e prática, em seguida, ele mostrou como o sistema vai funcionar e ajudar não apenas os técnicos, mas também os parlamentares e, sobretudo, os cidadãos.

Com o novo sistema, as alterações feitas no texto de uma norma poderão ser vistas, analisadas e incorporadas. Até mesmo quando isto se deu e a partir de quando passou a valer. No debate, ficou claro que ainda poderá haver mudanças sugeridas pelos usuários, que se mostraram muito entusiasmados com a ferramenta.

Fechando o ciclo de palestras, Pedro Brandão, gestor de tecnologia do LabHacker da Câmara dos Deputados, falou da experiência que vem sendo feita desde 2013, a partir de um espaço que reuniu mais de cem candidatos e dezenas de projetos, dos quais uma parte foi selecionada para um evento que acabou sendo institucionalizado. Dele, por exemplo, surgiu o Monitora Brasil, um aplicativo em que se pode acompanhar projetos e gastos dos deputados.

A partir dali, segundo Brandão, houve vários desdobramentos sempre buscando aumentar a transparência, a colaboração e a participação da população em novos espaços especialmente no site da Câmara.

Ao encerrar o 8º EnGITEC, o Coordenador de TI do Programa Interlegis, Sesóstris Vieira, disse que o evento teve bons lançamentos e que se sentiu particularmente animado com a disposição de todos em colaborar com os projetos. Afinal, acrescentou, este era o espírito não apenas do encontro, mas de toda a ideia por trás do Programa.