Encontro reúne secretários-gerais dos parlamentos de língua portuguesa

Participam representantes de sete países, além do Brasil

O Senado e a Câmara dos Deputados vão sediar, a partir desta segunda-feira (7), o 1º Encontro de Gestão Estratégica da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG-PLP). Participarão secretários-gerais e outros servidores dos legislativos do Brasil, Guiné-Bissau, Timor Leste, Portugal, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, que discutirão, entre outros temas, gestão estratégica. A abertura do evento, às 10h30, será no Plenário 3 das Comissões da Câmara dos Deputados.

De acordo com o secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira, o encontro permitirá a troca de experiências entre os participantes, que poderão compartilhar questões como organização de suas atividades e sugerir melhorias no trabalho realizado.

— O Brasil é membro de duas associações de secretários-gerais: a Associação Geral dos Secretários dos Parlamentos e a Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa, que têm uma importância considerável no que se refere ao intercâmbio de informações, sobretudo para ajudar no desenvolvimento de democracias mais recentes, como no caso do Timor Leste — afirmou.

Bandeira ressaltou ainda que, como a maioria dos parlamentos de língua portuguesa possui estruturas pequenas, as funções de secretário-geral e de diretor-geral costumam ser exercidas por uma só pessoa.

— Por isso, há uma preocupação, não apenas com a área legislativa, mas também com a administrativa. Esse encontro terá um enfoque maior na administração dos parlamentos.

 

Veja aqui a entrevista do secretário-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Melo sobre o tema:

https://www.youtube.com/watch?v=tsmYwz6_AHM#t=23