Vereadores de Santa Catarina participam do Encontro Interlegis Nova Legislatura

Capacitação, uma parceria com a AVEVI, aconteceu na Câmara de Guaramirim

As informações são do site da AVEVI (Associação de Câmara e dos Vereadores do Vale do Itapococu):

Vereadores eleitos da Avevi participaram de formação para exercer com eficiência seus mandatos

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu- Avevi/Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro – ILB/Programa Interlegis, e com o apoio da Câmara Municipal de Guaramirim e do Gabinete do Senador Dalírio Beber realizaram nesta segunda-feira (28) o curso para os vereadores eleitos com o objetivo de prepará-los para exercer com eficiência seus mandatos. Foram repassados pelos palestrantes conteúdos que esclareceram os participantes sobre o processo legislativo, a importância dos marcos jurídicos (Lei Orgânica e Regimento Interno), cerimonial no legislativo, programas de modernização legislativa que são oferecidos gratuitamente pelo Interlegis e obtenção de recursos federais para os municípios.

Para o Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Programa Interlegis, Francisco Etelvino Biondo, a iniciativa da Avevi em realizar esta formação para os eleitos iniciada em 2012 está servindo de modelo para orientar os vereadores novos de outras regiões do Brasil. “Neste último pleito foi alto o índice de renovação, são vereadores de primeiro mandato e é preciso instrumentalizá-los para que possam exercer da melhor maneira seu mandato”. Biondo destaca que os novos integrantes dos legislativos estão muito interessados em se qualificar para representar bem seus eleitores, “acompanhamos aqui este interesse, eles estão cientes de que precisam destas informações para exercer com eficiência sua função de vereador”.

A Avevi e o Interlegis estão programando para o início do próximo ano um curso de Oratória, e junto com os vereadores estarão definindo as próximas formações que interessam a categoria.