1º Secretário do Senado, José Pimentel, discute ações com direção do ILB/Interlegis

Reunião também teve como objetivo reativar parceria com Escola do Legislativo do Ceará

O senador José Pimentel (PT-CE) reuniu na manhã desta quarta-feira, 29/03, a direção do ILB/Interlegis para discutir algumas ações da instituição para o ano de 2017. Como Primeiro-Secretário do Senado, ele é o diretor nacional do Programa Interlegis e preside o Conselho de Supervisão do Instituto Legislativo Brasileiro. Ele estava acompanhado do deputado Elmano de Freitas, presidente da Escola do Legislativo da Assembleia do Estado do Ceará, que veio reativar a parceria com o órgão, sobretudo visando a colaboração para implementar cursos para vereadores e implantação de portais e sistemas legislativos nas Câmaras Municipais do Estado.

Além do diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais, Francisco Biondo, fez uma explanação sobre as atividades do órgão, os produtos e serviços que são oferecidos para as casas legislativas e as vantagens que elas podem ter com isso, inclusive economia de recursos. Biondo explicou como são realizadas as oficinas para implantação de produtos tecnológicos (como o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) e os Encontros institucionais, para discussão de temas de interesse do Legislativo e da região em que eles se realizam.

O senador José Pimentel já definiu a realização de oficinas no Ceará e encomendou estudos para a discussão mais aprofundada de um tema que, segundo ele, mobilizará cada vez mais os gestores de estados como o Ceará, o Rio Grande do Norte, a Paraíba e Pernambuco, que é o gerenciamento da água, por causa da transposição do rio São Francisco. A ideia é realizar um debate com especialistas no segundo semestre. Quanto às oficinas, elas devem ocorrer em pelo menos duas cidades-polo do Ceará, a fim de atender ao maior número possível de Câmaras.

Também foram abordadas questões relacionadas à capacitação de servidores. Simone Dourado, coordenadora de Capacitação, Treinamento e Ensino, e José Dantas Filho, coordenador de Educação Superior, explanaram sobre os diversos projetos das suas respectivas áreas, sobretudo os especialmente direcionados aos servidores do Legislativo.

Segundo Elmano de Freitas, uma enquete está sendo feita com os servidores da Assembleia para definir as principais demandas quanto aos cursos necessários. A partir disso, ele pretende definir melhor as estratégias de ação com o ILB. Desde já, porém, ele manifestou interesse nos cursos de extensão que serão lançados este ano, como o de Comunicação Política.

A reunião serviu também para delinear várias atividades que devem ser feitas durante o ano para marcar os 20 anos que são comemorados em 2017 tanto pelo ILB, quanto pelo Programa Interlegis – que se tornaram um órgão único em 2013.