Depois de assinar convênio, Câmara de Palmas (TO) envia servidores para treinamento no Interlegis

Eles estão em Brasília para receber informações sobre o uso de ferramentas tecnológicas

Funcionários do departamento de TI da Câmara Municipal de Palmas estão no ILB para treinamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/04). Eles estão recebendo informações sobre as diversas funções que o sistema disponibiliza e como utilizá-las. Há apenas dez dias, a Câmara Municipal de Palmas assinou convênio com o Programa Interlegis, que é gerido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, em solenidade na presidência da Casa.

O responsável por ministrar as aulas foi o instrutor do Interlegis Cláudio Morale. Segundo ele, muitas Câmaras, logo após a implantação do SAPL, aboliram o uso do papel, já que todas as informações passaram a constar no sistema. “É isso que queremos fazer”, disse o chefe do departamento de TI da Casa, Luiz Kawasaka Filho.

O instrutor reforçou a importância de sempre alimentar e colocar responsáveis por essa atividade. Ele também relatou a facilidade que esse recurso possibilita, já que antes, além das diversas impressões, tinha que documentá-las no computador por códigos para encontrá-las depois, quando precisasse. “Conseguindo construir uma estrutura, a documentação do processo legislativo estará no sistema”, contou. “O SAPL traz ainda mais a transparência para Câmara. Qualquer cidadão pode saber o que acontece na Casa e os projetos olhando apenas pelo portal”.

Pela manhã, teve também o treinamento do Portal Modelo, ministrado pelo instrutor do Interlegis Adalberto Oliveira. Também participam da aula o analista de sistema da Câmara Municipal de Palmas, João Victor Moreira Silva e o assistente administrativo Alexandre Alves Neves.

João Victor se disse surpreso principalmente com o SAPL. “Não sabia que era um sistema tão grande e moderno para fazer o controle da Câmara como ele faz”, disse.  Quanto ao Portal Modelo, ele acredita que “vai ser muito fácil para os usuários leigos fazerem o uso do sistema”. O treinamento continuará ainda nesta quinta-feira.