Encontro Interlegis “Nova Legislatura” será na Escola do Legislativo da ALERJ, dia 26

Objetivo é discutir soluções de modernização, transparência e eficiência

Com cinco palestras abordando temas relevantes para o exercício do mandato parlamentar, acontece nesta quarta-feira, na Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ), o Encontro Interlegis “Nova Legislatura”. Segundo informações da ELERJ, até a semana passada, mais de cem pessoas já haviam se inscrito para participar, de pelo menos vinte Câmaras Municipais do Estado do Rio.

Trata-se de evento promovido pelo Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal, para levar aos vereadores recém-empossados ideias e soluções que são resultado de 20 anos de atuação da instituição em favor da modernização e da transparência do Legislativo em todas as suas esferas.

O diretor-executivo do ILB/Interlegis, Helder Rebouças será o primeiro palestrante, falando justamente sobre o Programa de Modernização Legislativa, a experiência acumulada neste período e os produtos e serviços que são oferecidos gratuitamente a todas as casas legislativas.

Em seguida, o especialista em processo legislativo, professor Carlos Frederico dos Santos, vai abordar o Processo Legislativo Municipal. Francisco Etelvino Biondo, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB/Interlegis, fará duas palestras seguidas: sobre a importância dos Marcos Jurídicos e sua atualização e Cerimonial no Ambiente Legislativo. Por fim, Elizabeth Mauro, secretária do Conselho de Ética e da CCJ da ALERJ, falará sobre Orçamento Público.

 

Sobre o Programa

 

O Interlegis oferece produtos tecnológicos, serviços e consultorias cujo objetivo é o fortalecimento do Poder Legislativo, por meio do estímulo à modernização, integração e cooperação entre as casas legislativas. Para isso, disponibiliza, sem custos, cursos a distância, treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas que possibilitam, por exemplo, a criação de sites, a identificação adequada das casas legislativas nos endereços eletrônicos (domínio .leg.br) e a automação do processo legislativo.

Para minimizar o cenário de exclusão digital no Legislativo Municipal brasileiro, também oferece um pacote às Câmaras com os produtos Portal Modelo, hospedagem, domínio .leg.br e treinamento. São ações que visam a atender às exigências previstas nas leis de Acesso à Informação e da Transparência.

Este pacote, como todas as demais ferramentas e produtos, são oferecidos sem custos para as casas legislativas. Outras informações podem ser consultadas no site do Programa: www.interlegis.leg.br