Encontro Interlegis no Rio tem debate sobre segurança pública

Palestras sobre modernização legislativa também atraíram vereadores

Vereadores de todo o Estado do Rio de Janeiro participaram nesta sexta-feira, 15/09, do Encontro Interlegis, com debates sobre segurança pública e ações de modernização legislativa. O evento contou com o apoio do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), que se manifestou na abertura e também entregou os certificados para os servidores de Câmaras que fizeram as Oficinas Interlegis durante a semana.

Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, falou sobre as ações de modernização desenvolvidas pelo Programa Interlegis, que é executado pelo ILB. Também se pronunciou o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB/Interlegis, Francisco Biondo, abordando a importância para as Câmaras dos Marcos Jurídicos – Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal – e de sua atualização.

Mas o tema que mais mobilizou os presentes foi o da palestra do consultor do Senado Jayme Santiago, que fez um apanhado sobre o que está em discussão no Senado sobre a questão da segurança pública. Sendo a violência urbana um tema de muita repercussão na atualidade, sobretudo no Rio de Janeiro, provocou muito debate na plateia.

Resultados

O Encontro encerrou uma semana de atividades promovidas pelo Interlegis para diversas Câmaras do Estado – e até uma que veio de fora, a de Joinville, Santa Catarina. Foram duas Oficinas práticas para instalação e uso de ferramentas tecnológicas que auxiliam no trabalho das casas legislativas: o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Ao final dos treinamentos, pelo menos cinco Câmaras decidiram que vão utilizar os produtos Interlegis, não apenas pela sua qualidade e funcionalidade, mas também por serem gratuitos. Houve relatos de casos em que as Câmaras estavam pagando valores altos pela instalação e manutenção dos sistemas para empresas privadas e que, além de tudo, não cumpriram com o prometido.

O senador Eduardo Lopes ao entregar os certificados aos participantes das Oficinas se disse tão satisfeito com o resultado que iria apoiar outras ações do Interlegis/ILB no Rio.