ENM, da AMB, abre canal de interlocução acadêmica e harmonização entre escolas dos três poderes

Diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, elogiou iniciativa

Matéria publicada no site da AMB:


A Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, promoveu nesta quarta-feira (15) um encontro com diretores de escolas do Legislativo e Executivo, na sede da entidade, em Brasília. A intenção foi discutir a viabilidade de um acordo de cooperação técnica acadêmica entre escolas dos três poderes. A formalização da parceria já está marcada para a primeira quinzena de março, com a presença do coordenador pedagógico da ENM, desembargador Caetano Levi Lopes.

O diretor-presidente da ENM, Marcelo Piragibe, lembrou que a ENM, por ser a única escola do Brasil que congrega todas as jurisdições (eleitoral, militar, federal, estadual e eleitoral) e a mais antiga, está legitimada a dialogar com mais propriedade em nome das instituições de ensino do Judiciário. Ele enfatizou a importância do acordo com as escolas do Legislativo e Executivo. “Estamos abrindo um canal de interlocução acadêmica e de harmonização entre os poderes da República, no qual poderemos fornecer e trocar informações, discutir questões de interesse do País em termos de problemas existentes, entre outros”, afirmou.

Segundo a coordenadora pedagógica da ENM, Geilza Fátima Cavalcanti Diniz, o acordo de cooperação técnica acadêmica permitirá a identificação de temas de interesses comuns entre os três poderes e, a partir disso, poderão ser realizados trabalhos científicos, que contribuirão “tanto para os juízes e para integrantes do Executivo no processo de tomada de decisões como para o legislador ao editarem novas leis sobre esses temas comuns”.

A iniciativa da AMB de reunir escolas de governo dos três poderes foi elogiada pelo diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Antônio Helder Rebouças. “Essa ação de natureza acadêmica para intercâmbio de informações vai ajudar a qualificar os membros e servidores dos três poderes do País. O ILB está inteiramente em consonância com esse projeto da AMB”, afirmou Helder, que estava acompanhado na reunião do coordenador de Educação Superior do ILB, José Dantas Filho.

Como representantes da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Executivo, participaram da reunião o procurador-chefe, Daniel Catelli, o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento, Guilherme de Almeida, e o Coordenador-Geral de Articulação Institucional, Hamilton Cruz.

No encontro, que também contou com a presença da Secretária-Geral da ENM, da AMB, Aldina Soares, já foi definido o primeiro tema a ser trabalho em conjunto pelas escolas: políticas públicas ligadas à área de saúde.

Verônica Macedo