ILB e áreas de gestão de informação e documentação do Senado promovem videoconferência

O público compreende especialistas da Casa, das Câmaras de capitais e das Assembleias Legislativas

 

O ILB, em parceria com a Secretaria de Gestão de Informação Documental (SGIDOC), a Biblioteca e o setor de Arquivo do Senado, realiza no dia 16/8, uma videoconferência com a participação das Câmaras Municipais das capitais e das Assembleias Legislativas de todo o país. O encontro terá início às 16h, com duração de duas horas.

A iniciativa irá colocar em contato servidores que atuam na área de informação e documentação das casas legislativas e especialistas do Senado, com o objetivo de estabelecer uma comunicação entre esses setores.  “Pretendemos descobrir o interesse dessa  comunidade na criação de um fórum de discussões para troca de informações e de experiências”, explica a coordenadora da Bibilioteca do Senado Mônica Rizzo.

Durante a apresentação, os três setores irão apresentar projetos desenvolvidos no âmbito do Senado Federal que podem ser adaptados para aplicação nas casas legislativas. A ideia é, a partir desse primeiro encontro, promover um ambiente adequado para se compartilhar conhecimentos em gestão de informação e documentação, trazendo, entre outros benefícios, subsídios para as casas trabalharem adequadamente nessa área racionalizando recursos públicos e evitando retrabalho. “Não se trata, no entanto, de consultoria, mas de promover espaço para que experiências locais bem sucedidas cheguem para todos”, esclarece Dinamar Rocha, diretora da SGIDOC. 

A videoconferência será o momento oportuno também para que as especialistas falem a respeito da pesquisa que irá traçar um panorama sobre o funcionamento das atividades relacionadas às áreas de informação e conhecimento nas Câmaras Municipais e Assembleias.

A partir do seu resultado, o ILB avaliará a pertinência de criar um ambiente virtual colaborativo, dentro do Colab, para tratar do tema gestão de informação e documentação; bem como de montar oficinas para auxiliar as casas legislativas na montagem, organização e manutenção dessas estruturas.

Para assistir clique em

http://www.interlegis.leg.br/institucional/eventos/2016/12/2016/09/2016/03/canal1