ILB é parceiro do BID e do Latinobarometro em iniciativa para toda a América Latina

Pesquisas e estudos visam discutir temas como democracia e integração regional

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) integrou-se a uma rede de instituições latino-americanas que vem discutindo a percepção das populações da região sobre a integração regional, a partir de dados estatísticos. Trata-se de uma aliança entre o Instituto para a Integração da América Latina e Caribe (INTAL), vinculado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e a organização de pesquisas de opinião pública Latinobarometro. A última reunião do grupo ocorreu no dia 17 de março em Buenos Aires, tendo o coordenador de Educação Superior do ILB, José Dantas Filho, como representante brasileiro.

Segundo Dantas, uma equipe multinacional debruça-se sobre questões de interesse regional, a partir da premissa de que a opinião pública é essencial pois pode moldar comportamentos e alterar políticas públicas. Depois de discussões com as Consultorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Dantas levou ao encontro alguns temas que os brasileiros consideram importantes para que fossem incluídos na pesquisa que será feita este ano: educação, nova economia, avaliação da qualidade dos serviços públicos, impacto das mudanças da política internacional na América Latina e a Agenda 2030 estabelecida pela ONU.

O Latinobarometro é uma organização não-governamental que aplica anualmente cerca de 20 mil entrevistas em 18 países da América Latina, investigando o desenvolvimento da democracia, a economia e a sociedade em seu conjunto. Em 2016, um resultado preocupou os estudiosos: a queda no apoio à democracia no continente. E isto se deu em vários países, independentemente do momento político que estavam atravessando.

Os dados estão disponíveis e fazem parte de séries históricas e o tema, portanto, será repetido na pesquisa que será feita este ano, ainda no primeiro semestre. Com a parceria com o INTAL, acrescentou-se o aspecto da integração regional, além de temas que outros países acreditam ser importante avaliar, como questões relativas à migração ou à segurança pública.

“Temos aí um material muito rico para avaliação de políticas públicas e planejamento de governo” – avalia Dantas. Segundo ele, a pesquisa deve ser aplicada até junho e os resultados devem vir a público no segundo semestre. Ele se comprometeu a difundir o trabalho desses organismos junto às escolas de governo no Brasil.

Sobre a iniciativa

A aliança INTAL-Latinobarometro surgiu a partir do desenvolvimento de um “Bem Público Regional”, que recolhe demandas de informação dos países e elabora estudos em matéria de integração e comércio a partir do cruzamento de dados da pesquisa tradicional do Latinobarometro e um conjunto de estatísticas oficiais. A iniciativa teve início em 2016 com nove países: Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Brasil, Peru, México, República Dominicana e Equador.

O INTAL faz parte do Setor de Integração e Comércio do BID e busca gerar e difundir conhecimento sobre as vantagens dos processos de integração e o impacto das novas tecnologias nas estratégias comerciais. O Latinobarometro é uma entidade sem fins lucrativos, que aplica anualmente suas pesquisas em 18 países da América Latina, representando um universo de 600 milhões de habitantes.

O ILB foi chamado para integrar-se ao grupo não apenas por ser escola de governo, mas pelo fato de ter sido o Banco Interamericano de Desenvolvimento o primeiro financiador do Programa Interlegis, uma parceria que durou 17 anos.