Interlegis estreitou parcerias com instituições em 2016

Como resultado, mais palestras, conhecimento dos produtos e capacitações

Entre as conquistas do Interlegis em 2016 está o fortalecimento das relações com instituições parceiras. Juntas, elas buscam a modernização do Legislativo e maior participação da população.

Nos dias 1º e 2 de junho, foi realizada a 20ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) em Aracaju (SE). Parlamentares, assessores, técnicos e estudiosos de política visitaram o estande montado do Interlegis. “É a sétima vez consecutiva que participamos e é sempre uma oportunidade que temos de mostrar os produtos e serviços que trazem o lema do Interlegis, que é modernizar e integrar o Legislativo” disse o coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, Francisco Biondo.

A Conferência da UNALE tornou possível a aproximação entre o programa e outras Casas Legislativas. Entre eles, o presidente da Câmara de Aracaju, Vinícius Porto, teve o interesse de conhecer e adotar outros produtos. A Câmara já tinha o Sistema de Apoio ao Legislativo (SAPL), só que em uma versão mais antiga. Além da Câmara, a Assembleia de Sergipe quis retomar a parceria que já existiu no passado, mas estava desativada.

 

Internet aproxima a população

 

Alguns meses depois, em setembro, foi feito no auditório do Interlegis um evento organizado pelo Programa e pela Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais (Fenalegis). O diretor-executivo do Interlegis/ILB, Helder Rebouças e o diretor da Fenalegis, Antônio Carlos Fernandes Lima, falaram sobre a importância da presença das Câmaras Municipais na internet e o quanto isso melhora o índice de confiança no Legislativo.

Uma pesquisa feita em 2014 pelo Interlegis, mostrou que metade das Câmaras não tinham um site próprio. “Quando as pessoas desconhecem o processo legislativo, elas não podem opinar sobre o papel e a efetividade da Câmara”, disse Helder Rebouças. “A ausência de uma Câmara na internet afasta o cidadão do trabalho legislativo”, concluiu.

O jornalista especializado em questões legislativas e assessor da Fenalegis, Sérgio Lerrer, disse que o modelo de comunicação legislativa deve oferecer interação com a sociedade, já que nem sempre ela poderá estar fisicamente nos locais. A internet proporciona que as pessoas acompanhem por aplicativos, Facebook, ebooks, entre outros.

 

Equilíbrio de contas

 

Outra parceria do Interlegis é com a União dos Vereadores do Brasil (UVB). Em novembro, foi realizado o 52º Encontro Nacional de Vereadores em que se discutiu a modernização do Legislativo e o momento atual de restrição fiscal no País.

Segundo o diretor-executivo do Interlegis/ILB, não haverá prestação de serviços públicos se não houver uma bem pensada aplicação do pouco que existe. Ele também reforçou o trabalho do Interlegis em fornecer ferramentas tecnológicas. “Uma Câmara sem um portal na internet é como se ela não existisse e o nosso Portal Modelo é gratuito e atende às exigências das Leis de Responsabilidade Fiscal e de Acesso à Informação”, afirmou.

O presidente da UVB, Gilson Conzatti, elogiou a parceria entre as instituições e agradeceu a grande contribuição do Interlegis para as Câmaras, os vereadores e para o aperfeiçoamento do Legislativo.

 

Capacitação para a nova legislatura

 

Com uma parceria com a Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (AVEVI), vereadores de Santa Catarina participaram de formação para exercer com eficiência os mandatos. As palestras esclareceram o processo legislativo, a importância dos marcos jurídicos, cerimonial, os produtos de modernização que são oferecidos pelo Interlegis e obtenção de recursos federais para os municípios.

Segundo o coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, Francisco Biondo, os novos vereadores estão muito interessados em se qualificar para representar bem os eleitores. “São vereadores de primeiro mandato e é preciso instrumentá-los para que possam exercer da melhor maneira”, disse.

O evento em Santa Catarina foi modelo para outros que devem acontecer em 2017, visando capacitar os vereadores para a nova legislatura.