Macapá recebe Oficina Interlegis de Cerimonial no Ambiente Legislativo

Câmaras de todo o Estado devem participar do treinamento

O Programa Interlegis, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amapá, promove de 18 a 20 de abril, a Oficina “Cerimonial no Ambiente Legislativo”, dirigida a servidores, deputados estaduais e vereadores. O curso, um dos mais requisitados pelas casas legislativas, será realizado no anexo da Assembleia. Estão sendo aguardados representantes de várias Câmaras Municipais do Estado.

O curso abrange tanto conceitos relacionados ao tema – definições de cerimonial, etiqueta, protocolo; questões relacionadas à precedência e aos símbolos nacionais, por exemplo – quanto outros de ordem prática, como organização de eventos e vestuário.

O instrutor da Oficina é o Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis – Programa que é vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal – Francisco Biondo. Ele explica que as técnicas de cerimonial na administração pública não se limitam a meros protocolos, mas procedimentos previstos em lei que refletem, em última instância, a imagem do Legislativo.

Ele alerta ainda para o fato de, com os meios tecnológicos hoje disponíveis, uma solenidade pública ser assistida em qualquer lugar do mundo, o que aumenta a responsabilidade de quem organiza o cerimonial já que ele pode afetar a percepção de ordem e eficiência de todo o órgão em quem a assiste.