Mais de 200 participam de Encontro Interlegis em Marabá

Senador Flexa Ribeiro afirma que o Interlegis melhora o desempenho das casas legislativas

Duzentas e nove pessoas estiveram presentes no Encontro Regional Interlegis de Marabá, aproximadamente 500 km ao sul de Belém – PA. O Encontro reuniu vereadores, deputados estaduais e servidores de câmaras de 18 municípios, além de dois prefeitos e outros representantes do executivo local.

Marabá é o  penúltimo município do Pará a receber ações do Interlegis em 2017. Com o apoio do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), eventos semelhantes já ocorreram em Belém e Capanema, auxiliando mais de 70 câmaras municipais no processo de modernização das casas e a Transparência das atividades legislativas. A última cidade pólo a receber os técnicos do Senado será Santarém, na região oeste do Estado. Ao final da rodada de encontros regionais, 144 câmaras serão atendidas.

Na abertura do evento o senador Flexa elogiou a iniciativa dos vereadores que buscam oportunidades para se capacitarem e destacou a importância dos Encontros como um meio para se “apontar caminhos para o desenvolvimento da região”. Afirmou também que o Interlegis dá condições para que todos os parlamentares possam melhorar o desempenho de suas casas e disse ter como meta que os produtos tecnológicos desenvolvidos pelo Programa sejam disponibilizados a todas as câmaras municipais do Estado.

Os servidores do Senado Federal Janary Nunes, Valéria Ribeiro e Luiz Carlos de Freitas também fizeram apresentações sobre o papel do vereador; o ILB e a pós-gradução: uma perspectiva do ensino a distância; e Transparência no Legislativo.

Estiveram presentes ao Encontro vereadores e servidores de Santana do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará, Rondon do Pará, Canaã dos Carajás, Paraupebas, Curionópolis, Goiânesia do Pará, Abel Figueiredo, Jacundá, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Redenção, Bannach, Tucuruí e Orionópolis (MS).

O presidente da Câmara Municipal de Marabá, Pedro Corrêa Lima, o coordenador da Assembleia Legislativa do Pará, Francisco Victor, os prefeitos de Marabá e Pau D’Arco, além de outras autoridades do executivo local, compuseram a mesa de abertura.

De amanhã (24) a 27/10 ocorrerão os oficinas de Portal Modelo e Sistema SAPL.