Oficina de SAPL em Belém conta com 15 vereadores entre os participantes

Além da capital, são 12 os municípios representados

Teve início nesta quarta-feira, 31, a segunda etapa das Oficinas Interlegis em Belém. O treinamento desta vez é direcionado para a instalação e utilização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – ferramenta desenvolvida e mantida pelo Programa Interlegis para facilitar a rotina das casas legislativas.

Isto porque, além de não ter custos financeiros, ela informatiza o processo legislativo, como a elaboração de proposições, protocolo e tramitação de matérias, organização de sessões plenárias, manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações, entre outras funções.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

Em Belém

Na Oficina de Belém – que deu sequência a outras atividades, como o Encontro Interlegis e a Oficina de Portal Modelo – estão participando cerca de 30 pessoas. Além de servidores das casas, o diferencial é a grande presença de vereadores: 15 deles estão acompanhando o treinamento.

O instrutor desta etapa é o servidor Josiel Pinto Magrini, que conta ainda com o suporte de JB de Góis Júnior. O treinamento está acontecendo em auditórios da Federação das Indústrias do Estado do Pará e conta com o apoio do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), além da parceria da Assembleia Legislativa do Estado.