Rio de Janeiro e João Pessoa são as próximas capitais a receber Oficinas e Encontros Interlegis

Treinamentos serão em Portal Modelo e SAPL

De 11 a 12 de setembro, técnicos do Interlegis irão ministrar as oficinas de Portal Modelo nas cidades do Rio de Janeiro e de João Pessoa. Em seguida, de 13 a 14, será a vez da realização da oficina de SAPL, em ambas as capitais.

Os eventos ocorrem com o apoio dos senadores Eduardo Lopes (PRB-RJ) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).  Todas as ações do Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, visam a modernização do Legislativo e refletem o esforço do Interlegis em oferecer ferramentas tecnológicas, além de serviços e consultorias gratuitos para as câmaras municipais de todo o país.

O Portal Modelo e o SAPL ajudam na eficiência e na transparência dos trabalhos legislativos das Câmaras. O Portal Modelo é o instrumento para gerenciar conteúdos da página da Casa Legislativa na internet. Não requer conhecimentos técnicos profundos e pode ser customizado.

Já o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL informatiza os processos internos. A utilização destas ferramentas faz com que as casas fiquem de acordo com as exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência. 

Na aba de eventos há informações sobre o conteúdo, a carga horária, a programação e os instrutores de cada uma delas, bem como o local para inscrições.

Encontros encerram as ações nos estados

Logo após as oficinas acontecerão os Encontros Interlegis. O encontro de João Pessoa tem a parceria da Câmara Municipal. Temas diversos irão compor os eventos. Na Paraíba, os assuntos discutidos serão o Programa de Modernização Legislativa; o papel do vereador e os desafios do Legislativo no Estado Democrático de Direito. No Rio, a plateia ouvirá especialistas a respeito da importância dos marcos jurídicos e sobre Segurança Pública. Tanto as oficinas quanto as apresentações serão ministradas por servidores do Senado Federal.