Rondônia faz encontro de vereadores com apoio do ILB/Interlegis

Expectativa é contribuir para que o mandato seja exercido com eficiência

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Rondônia vai promover, nos próximos dias 13 e 14, o 1º Encontro dos Legisladores Municipais do Estado, com o apoio do Senado Federal, por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e do Programa Interlegis. A ideia é atingir os 520 vereadores eleitos em 2016 e contribuir para que exerçam com mais eficiência os seus mandatos.

O senador Valdir Raupp (PMDB) se empenhou para que o Senado enviasse consultores e técnicos que pudessem compartilhar seus conhecimentos e experiências. O Programa Interlegis é o órgão da casa dedicado à modernização e integração do Legislativo em todas as suas esferas, tendo, inclusive, desenvolvido produtos e serviços que são disponibilizados gratuitamente às casas legislativas, visando sua eficiência e transparência.

Ligados ao ILB/Interlegis, estarão em Porto Velho para palestras: o diretor-executivo do órgão, Helder Rebouças, que vai falar sobre a modernização do Legislativo, e os servidores Luís Fernando Pires Machado e Francisco Biondo que abordarão, respectivamente, o papel do vereador e o cerimonial no ambiente legislativo.

Além deles, o consultor do Senado Rafael Inácio de Fraia e Souza vai abordar questões relativas ao orçamento e políticas públicas e o professor Antônio José Barbosa, servidor aposentado, doutor e mestre, especialista em História do Parlamento, fará palestra sobre a história do Poder Legislativo no Brasil. Outro servidor aposentado do Senado, Florian Madruga, presidente da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas) dará sua contribuição, destacando a importância da criação deste instrumento também em nível municipal.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, acredita que o evento será importante para que os vereadores eleitos em Rondônia tenham conhecimento para exercerem bem o mandato, conforme registra o portal da casa. Ele agradeceu ao Senado o apoio, até porque tornou possível a realização do encontro sem custos para a Assembleia.

O evento vai acontecer no auditório da ULBRA.

Veja mais informações em:

 http://www.interlegis.leg.br/institucional/eventos/i-encontro-dos-legisladores-municipais-em-porto-velho-ro