Senado chega a Araguaína (TO) com treinamentos e palestras sobre o Poder Legislativo

Programa Interlegis promove Encontro e Oficinas

De 18 e a 22 de setembro, Araguaína, no Tocantins, irá sediar um Encontro e duas Oficinas Interlegis, Programa do Senado Federal executado pelo órgão de capacitação da Casa, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). A Câmara Municipal de Araguaína é parceira do ILB neste evento. Outras casas da região também devem participar.

Durante a manhã do dia 18, no Centro Universitário ITPAC, onde também ocorrerão as oficinas, haverá palestras sobre o ILB/Interlegis e o Programa de Modernização Legislativa; a importância da revisão da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da câmara; e dois temas atuais de relevância: orçamento impositivo e reforma política. Os assuntos serão conduzidos por servidores do Senado Federal, especialistas nas áreas.  O ITPAC fica na Avenida Filadélfia, 568, Setor Oeste.

Em 2017, o Interlegis completou 20 anos de existência mantendo como missão principal modernizar e integrar o poder legislativo. As diversas ações que realiza a fim de alcançar seu objetivo incluem encontros regionais, consultorias, desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para as câmaras e treinamento para o seu uso. A área de atuação do ILB/Interlegis abrange ainda a oferta de cursos on-line para qualquer cidadão e um Programa de Formação Legislativa à distância, voltado para os servidores públicos.

Oficinas práticas

Duas oficinas de treinamento, com dois dias de duração cada, vão ensinar os servidores das câmaras a utilizarem importantes recursos tecnológicos desenvolvidos pelo Interlegis que visam modernizar e a melhorar a comunicação e a transparência nas casas legislativas. São eles o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

 O Portal Modelo é a plataforma na qual é possível para qualquer câmara municipal colocar o seu site no ar. A organização e a seleção das informações são de autonomia da Câmara, bem como a alimentação da página. Ao Interlegis compete disponibilizar a ferramenta e realizar treinamento. O Portal Modelo é de fácil utilização e não requer grandes conhecimentos tecnológicos.

Já o SAPL é um sistema que automatiza todo o processo legislativo realizado na casa, desde a propositura inicial de uma lei até a sanção. Elimina a necessidade de uso de papel e possibilita que consultas internas sejam respondidas instantaneamente. Tanto o SAPL quanto o Portal Modelo da câmara podem ser hospedados no datacenter do Interlegis em Brasília, o que garante a manutenção da informação de forma segura.

Todas as ações, cursos e produtos Interlegis são gratuitos.

Para saber mais ou fazer sua inscrição nos eventos de Araguaína, acesse a página www.interlegis.leg.br na aba eventos ou ligue para (61)3303-3221.