Senado e Câmara promovem seminário sobre gestão arquivística

Abordagem é voltada especialmente para as casas legislativas

Matéria publicada no Portal do Senado

 

O Senado e a Câmara dos Deputados promovem, nestas quinta (19) e sexta-feira (20), o 2º Seminário de Gestão Arquivística de Documentos do Legislativo Federal. Com o tema Lei de Acesso à Informação e os arquivos do Poder Legislativo, o evento reunirá profissionais das áreas de arquivologia e tecnologia da informação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela página da Câmara — é preciso se cadastrar antes de fazer a inscrição. São reservadas vagas para servidores das duas Casas Legislativas, do Tribunal de Contas da União (TCU), de instituições públicas e para o público em geral.

Na abertura do seminário, será realizado um workshop sobre procedimentos para tratamento de informação com restrição de acesso. Já na sexta (20), haverá palestras e debates. Ao fim da programação, haverá uma confraternização em homenagem ao Dia do Arquivista, celebrado em 20 de outubro.

Dia do Arquivista

A data homenageia o profissional responsável por cuidar, organizar e arquivar acervos e documentos privados, públicos ou pessoais.

Em 1823, o então deputado Pedro de Araújo Lima apresentou como proposta de inclusão no projeto da Constituinte a existência de um Arquivo Público no Brasil. E em 20/10/1971, foi inaugurada a Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB).

SERVIÇO

Quando: 19 e 20/10

Onde: quinta (19), no Plenário 4 da Câmara, e sexta-feira no Auditório Nereu Ramos, no Anexo 2 da Câmara.

Inscrições: www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/evento?id=43158