Série Rádio Senado (Programa 3)

Terceira parte do programa fala sobre a aplicação da Lei de Acesso à Informação no Rio Grande do Sul

O Programa Interlegis, hoje uma referência quando se fala em modernização legislativa, nasceu em 1997 em discussões que aconteciam nas instalações do Centro de Processamento de Dados do Senado (conhecido como Prodasen). A ideia inicial mirava a quase absoluta exclusão digital do Legislativo Municipal brasileiro – daí a ideia de doação de equipamentos para as Câmaras e de levar a internet até um pequeno grupo delas.

Mas a ideia cresceu, ganhou o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que foi parceiro do Senado até 2015, passou por várias fases, mudou de foco algumas vezes, mas sempre voltado para a integração e modernização do Legislativo em todas as suas esferas. E assim o Programa chega aos 20 anos, com um amplo espectro de atendimento e relacionamento com Assembleias e Câmaras – que passam por treinamentos, suporte tecnológico, consultorias, produtos e muito mais, tudo sem custos para elas.

As ferramentas disponibilizadas para as casas legislativas, como o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, garantem transparência e eficiência aos trabalhos e adequação à legislação.

Para assinalar estes 20 anos, a Rádio Senado fez uma série de cinco programas sobre esta trajetória.

 

Programa 3 – Entrevista a auditora do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Francine Trevisan, atuante na aplicação da Lei de Acesso à Informação nos municípios gaúchos que, graças à atuação do TCE, seguem as orientações à risca, inclusive com o uso dos produtos Interlegis. Exemplo de Bento Gonçalves: em entrevista, o presidente da Câmara fala como esta mudança aumentou o interesse da população pelo trabalho dos vereadores.

 

Link para escutar a matéria: https://www12.senado.leg.br/radio/1/series-especiais/interlegis