Vereadores são maioria em Oficina Interlegis realizada em Belém do Pará

Participam representantes de Câmaras de 13 municípios

Ao contrário do que normalmente acontece, desta vez não são os servidores das Câmaras, mas os próprios vereadores que formam a maioria dos participantes da Oficina Interlegis de Portal Modelo, iniciada nesta terça-feira, 29, em Belém do Pará, nas instalações da Federação das Indústrias do Estado. Dos 34 presentes, 19 são vereadores, além de uma prefeita e um vice-prefeito – representando 13 municípios diferentes.

A Oficina dá sequência ao Encontro Interlegis, realizado na segunda-feira com uma série de palestras com temas relacionados à modernização e eficiência legislativa para o melhor exercício do mandato. São dois dias de treinamento para instalação e uso do Portal Modelo – ferramenta de gerenciamento de conteúdos na internet – e outros dois dedicados ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza o processo interno das casas legislativas.

Todos os produtos do Programa Interlegis – que é vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal – são desenvolvidos em software livre e disponibilizados sem custos para as Câmaras e Assembleias. Sua adoção, além de simples e rápida, faz com que as casas legislativas estejam de acordo com as exigências das Leis de Transparência e Acesso à Informação.