Câmara Legislativa do DF recebe Oficina Interlegis sobre gestão sustentável
Pela primeira vez será realizada em Brasília uma das mais novas iniciativas do Interlegis – Programa voltado para a modernização das casas legislativas executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal. Trata-se da Oficina Câmara Verde – plano de logística sustentável, desenvolvida para debater conceitos e práticas de gestão mais eficientes e modernas. A parceria entre Senado, Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas, vai acontecer nos dias 20 e 21 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Gastar com mais eficiência os recursos públicos é um dos pilares de uma gestão sustentável, que não se restringe à questão ambiental. Este é um dos conceitos que os servidores do Senado Mário Viggiano e Danielle Abud Pereira levam para a discussão na Oficina Interlegis Câmara Verde, que contará também com Luiz Vicente da Costa Braga, servidor da Câmara dos Deputados. A experiência teve início este ano e já aconteceu em Salvador e no Rio de Janeiro (capital e uma vez no interior do Estado).
A ideia é estimular a adoção de instrumentos e gestão por meio do Plano de Logística Sustentável (PLS), com base no que já vem sendo feito no Senado e nas normas vigentes. O PLS é um documento que ajuda os gestores públicos a adequarem os atos administrativos da Administração Pública a demandas socioambientais com um conjunto de ferramentas de planejamento que promovem práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos.
Os instrutores discutem com os servidores das Câmaras questões relativas a compras, construções, reformas, consumo e contratações e como em todas elas já existem regulamentos e experiências que impactam o meio ambiente, a acessibilidade, a economia de recursos.
Na entrevista abaixo, Mário Viggiano, que é arquiteto e um dos idealizadores da Oficina, fala um pouco mais da proposta e do que se pretende com este trabalho - cujos resultados devem ser debatidos no I Seminário de Sustentabilidade no Legislativo, previsto para novembro.