Oficina Interlegis reúne servidores de Câmaras e prefeituras em Blumenau

Cerimonial no ambiente legislativo é o tema que abrange também imagem institucional

Mais de trinta pessoas estão participando da Oficina Interlegis sobre Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo, que está acontecendo desde segunda-feira na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). Elas representam servidores das Câmaras de Blumenau, Poso Redondo, Canoinhas, Timbó, Presidente Getúlio e Pomerode, além de prefeituras e outras instituições, como a própria AMMVI.

Para os participantes, o treinamento, ministrado por Francisco Biondo, Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual está vinculado o Programa Interlegis, está sendo muito proveitoso.

Karina Beatrice Frainer, por exemplo, é assessora de imprensa da Câmara Municipal de Timbó e acha que “o curso é importante para termos noção real do que é o cerimonial, a precedência, como vai falar, o que vai falar, como se posicionar”.  Segundo ela, “as dicas são imprescindíveis para que consigamos fazer um evento consistente, interessante e, ao mesmo tempo, dentro das características reais da formalidade. “

Também Nádia Michael, Relações Públicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (SEDEC) de Blumenau, avaliou positivamente as informações que estão sendo repassadas “pois existem leis e regras que devem ser cumpridas, e ter conhecimento delas ajudam a organizar os eventos públicos para que estes possam atingir seus objetivos”. Ela disse ainda que “reforçar conhecimentos e ter esse momento de troca com outros profissionais sempre é muito enriquecedor".

Michele Prada, assessora de Relações Públicas da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, destacou outro aspecto:

_ “O cerimonial, o protocolo e a etiqueta regulam o relacionamento social, delineando o comportamento das pessoas. Eles são uma ferramenta imprescindível para a organização de eventos, para proporcionar ambientes agradáveis e confortáveis. O professor Biondo esclareceu muitas dúvidas e repassou dicas valiosas para que os profissionais que atuam nesta área possam aperfeiçoar os cerimoniais públicos e garantir o cumprimento dos preceitos legais. ”