Encontros Interlegis em nove estados atraíram mais de duas mil pessoas

Senadores prestigiaram os eventos, assistidos, também, por chefes do executivo municipal

Em 2017, houve 16 Encontros Interlegis em nove estados brasileiros: Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro, Pará, Amapá, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Todos contaram com o apoio de senadores que solicitaram a ação do Interlegis em seus estados e, muitas vezes, compareceram aos eventos em auditórios lotados de câmaras, assembleias e universidades.

Aproximadamente 2100 pessoas assistiram. Além das casas anfitriãs, centenas de outras atenderam ao chamado de ir e ouvir especialistas nos mais diversos assuntos apresentarem palestras de interesse para os legislativos locais. Orçamento impositivo, desafios do Legislativo, reforma política, segurança pública, opinião pública e ações comunitárias permearam alguns eventos.

De dentro do Senado, consultores e técnicos emprestaram seu conhecimento e experiência para a plateia. De fora, professores universitários, membros do Ministério Público e do Tribunal de Contas estaduais, auditores federais, entre outros, analisaram e discutiram temas delicados.

O público heterogêneo deu um indício da relevância desses momentos, todos disputados. Deputados estaduais, vereadores, prefeitos, diretores de órgãos do executivo e servidores municipais. Em Santarém (PA), o Encontro Interlegis com 150 pessoas registrou a presença de mais de 40 vereadores, muitos, presidentes de câmaras.

As ações promovidas pelo Interlegis mostram sua importância para a melhoria dos trabalhos das casas legislativas pela boca dos próprios senadores. Vicentinho Alves afirmou que o Interlegis melhora a transparência das atividades legislativas. Randolfe Rodrigues disse que impacta diretamente na Democracia.