Seminário é uma iniciativa do Senado, Câmara dos Deputados e TCU

Durante o evento será assinado acordo para criação da rede de sustentabilidade do Legislativo

 

Senado Federal, Tribunal de Contas da União e Câmara dos Deputados realizarão nos dias 6 e 7 de novembro o 1º Seminário Nacional de Sustentabilidade no Legislativo. O evento ocorrerá no auditório do TCU, em Brasília.

Na ocasião, será criada a Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo, com o objetivo de disseminar práticas sustentáveis e viabilizar iniciativas conjuntas em torno do tema. O trabalho da Rede prevê futuramente o envolvimento dos legislativos distrital, estadual e municipal.

Além da Sustentabilidade, o seminário trará discussões sobre acessibilidade na Administração Pública, a importância dos planos de logística sustentável e de referência e proporá iniciativas práticas para eficiência energética, como construções sustentáveis e soluções em recursos hídricos.

O servidor do Senado, Mario Hermes Stanziona Viggiano, arquiteto e instrutor da Oficina Interlegis Câmara Verde, fará a palestra sobre construções sustentáveis. Karin Käsmeyer, coordenadora do Núcleo de Ações Socioambientais do Senado Federal e o coordenador-geral da EcoCâmara, da Câmara dos Deputados, Luis Vicente da Costa Braga falarão durante o painel Planos de Logística Sustentável e de Referência. A elaboração desse documento tem sido ensinada em todo o Brasil durante o treinamento Câmara Verde, que foi desenvolvido no Senado Federal, no âmbito do Interlegis, mas obteve a parceria da Câmara dos Deputados com a participação de Luis Vicente.na última edição do curso em Brasília.

“A adesão da Câmara à proposta da oficina Interlegis Câmara Verde pode ser considerada um resultado prático dessa Rede, que será formalizada agora, mas já está se construindo há algum tempo” frisou Mário Viggiano.

Na ocasião também está previsto o lançamento de dois cursos à distância, desenvolvidos pelo TCU, voltados para o gestor público. Um, relativo à sustentabilidade na administração pública e outro, relacionado a compras públicas sustentáveis.  “Esses cursos, gratuitos e disponíveis a gestores em compras de qualquer esfera do Poder é outra ação que fortalecerá a iniciativa”, finalizou.

Tanto o seminário quanto a atuação da rede contribuem com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030 proposta pela Organização da Nações Unidas (ONU) em 2015, da qual o Brasil é um dos 193 signatários.

Os presidentes Eunício Oliveira, Rodrigo Maia, Raimundo Carreiro, do Senado Federal, Câmara dos Deputados e Tribunal de Contas da União, respectivamente, e  o presidente da Câmara Legislativa do DF, Joe Valle, são convidados para o evento. Ilana Trombka, diretora-geral do Senado,  e o diretor Lúcio Henrique Xavier Lopes, da Câmara, também são aguardados.

 Para ver a programação completa, realizar a inscrição ou assistir ao vivo, clique aquiO evento também será transmitido pelo Twitter e pelo Facebook do TCU.