Câmara de Conselheiro Lafaiete sedia oficinas tecnológicas Interlegis

Participantes serão treinados para uso da nova versão do SAPL

O Programa Interlegis chega ao município mineiro de Conselheiro Lafaiete nesta segunda (23) para uma semana de treinamentos para o uso das ferramentas tecnológicas Portal Modelo e Sistema SAPL 3.1. As oficinas se estenderão até o dia 27. Os técnicos do Senado, JB de Góis Júnior e Adalberto Oliveira serão os instrutores.

As duas oficinas de treinamento, com dois dias e meio de duração cada, pretendem ensinar os servidores das câmaras a utilizar esses importantes recursos tecnológicos desenvolvidos pelo Interlegis para modernizar e melhorar a comunicação e a transparência nas casas legislativas.

 O Portal Modelo é a plataforma na qual é possível para qualquer câmara municipal colocar o seu site no ar. A organização e a seleção das informações são de autonomia da Câmara, bem como a alimentação da página. Ao Interlegis compete disponibilizar a ferramenta e realizar treinamento. O Portal Modelo é de fácil utilização e não requer grandes conhecimentos tecnológicos.

Já o SAPL é um sistema que automatiza todo o processo legislativo realizado na casa, desde a propositura inicial de uma lei até a sanção. Elimina a necessidade de uso de papel e possibilita que consultas internas sejam respondidas instantaneamente. Tanto o SAPL quanto o Portal Modelo da câmara podem ser hospedados no datacenter do Interlegis em Brasília, o que garante a manutenção da informação de forma segura. Como os demais produtos e serviços do Interlegis, são gratuitos.

O Painel Eletrônico é uma das novidades da nova versão do SAPL. Trata-se de uma ferramenta de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias que facilita os trabalhos da Mesa quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem.

Já os textos articulados são uma funcionalidade criada para compilar proposições, matérias legislativas ou normas jurídicas que permite fazer vinculações entre os documentos e ver uma linha do tempo na norma original, com suas diferentes versões.

As inscrições para as Oficinas estão sendo feitas na Câmara Municipal, local dos treinamentos.