Curso analisa diversos aspectos do Cerimonial no ambiente legislativo

Imagens de cerimônias públicas ajudam a estudar o tema

Blumenau, Santa Catarina, vai sediar de 3 a 5 dezembro a Oficina sobre Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo, que analisa diversos aspectos do Cerimonial no Ambiente Legislativo. Serão 18 horas-aula em que serão abordados vários temas de interesse não apenas de cerimonialistas e relações públicas, mas também de parlamentares. O instrutor será o coordenador de Planejamento e Relações Públicas do ILB, Francisco Etelvino Biondo, especialista na área. Quarenta pessoas, de câmaras próximas, prefeitura e organizações privadas, já confirmaram sua participação.

De acordo com Biondo, é preciso entender o tema como um instrumento de comunicação da organização para construir a sua imagem pública. Não por acaso, um dos itens da programação é a análise comportamental de parlamentares e servidores, a partir de imagens de cerimônias e eventos no Legislativo brasileiro

A programação da oficina conta, ainda com o detalhamento da definição de cerimonial, protocolo e etiqueta; a importância da atividade para as organizações modernas; evolução histórica; função comunitária do protocolo; fundamentos da etiqueta (alimentação, vestuário e coreografia); o cerimonial público; além de temas como a precedência no Brasil e no Legislativo; e organização de eventos.

Além de questões de comportamento, postura, convenções sociais como um todo, Biondo também detalha durante o treinamento as regras de precedência e o uso e emprego dos símbolos nacionais.

O treinamento tem sido um dos mais solicitados por casas legislativas de todo o país. O que se explica pelo interesse de se desmistificar o cerimonial como algo restrito e entendê-lo como um instrumento de comunicação da organização para construir a sua imagem pública.

 

O evento será realizado na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), na Rua Alberto Stein, 446 – Velha Blumenau, a partir das 9 horas.