Câmara de Matozinhos (MG) quer Oficina de Marcos Jurídicos

A expectativa é reunir cerca de 20 municípios no treinamento

Os vereadores Sidirley Anderson Bento e Walexandre (Xandy Táxi), estiverem na sede do Interlegis na manhã desta quinta-feira (21), representando a Câmara Municipal de Matozinhos (MG) e a Associação das Câmaras Municipais de Minas Gerais, com o objetivo de levar a Oficina de Marcos Jurídicos ao município. O objetivo do treinamento é ajudar os municípios a revisarem seus regimentos internos e Lei Orgânica, de acordo com a realidade local.

A Câmara é parceira do Interlegis, mas ainda não possui nenhum produto disponibilizado pelo Programa. “Nosso objetivo este ano é fortalecer todo o legislativo municipal de Minas Gerais. Para isso, contamos com o apoio e com a capacitação oferecida pelo Interlegis”, destacou o vereador Sidirley, que também deseja implantar o Portal Modelo na Casa.

A visita foi acompanhada pelo assessor do senador Carlos Viana (PSD-MG), Marcos Zalen. Segundo ele, o senador está empenhado em aproximar os municípios mineiros do Interlegis e do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual o Programa é vinculado. “Estamos trazendo as câmaras para perto, para entender as necessidades delas e ajudá-las a crescer”, afirma Zalen”. Carlos Viana é membro honorário da Associação das Câmaras Municipais de Minas Gerais justamente por atuar em benefício delas.

Eles foram recebidos pelo servidor Janary Nunes, que orientou sobre o procedimento para que a Casa obtenha os produtos e informou que os produtos Interlegis não têm custo algum. Em breve, a Câmara apresentará uma solicitação ao senador para solicitar os treinamentos.

O município de Matozinhos possui cerca de 37 mil habitantes, segundo censo do IBGE. Foi um dos principais fornecedores de cimento durante a construção de Brasília. A Câmara matosinhense será anfitriã das 16 casas afiliadas à Associação, além de câmaras limítrofes. Entre elas, Pedro Leopoldo, Confins, Capim Branco, Funilândia, Prudente de Morais, Lagoa Santa, Esmeralda, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Diamantina, Dantas, Kubitschek, e outras.