Câmara renova parceria com Senado Federal para receber oficinas de capacitação a custo zero

Na tarde desta segunda-feira (14/10), o presidente da Câmara de Vila Velha, vereador Ivan Carlini (DEM), recebeu a visita institucional do diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Márcio Coimbra, que esteve no município para reativar um acordo de cooperação firmado em 2002 pelo Legislativo canela-verde e o Senado Federal, visando à realização de cursos e oficinas de capacitação para assessores e parlamentares. Esses treinamentos, chamados de “Oficinas Interlegis”, envolvem temas que afetam diretamente a qualidade do trabalho legislativo e melhoram a percepção da sociedade sobre a transparência e a eficiência das câmaras municipais, além de qualificar os próprios mandatos dos vereadores.

  

“Temos 15 oficinas disponíveis para oferecer à Câmara de Vila Velha, sem nenhum custo ou atribuição para o município. Também oferecemos alguns cursos de Ensino à Distância (EAD), que podem ser ministrados gratuitamente ao corpo técnico, assessores e vereadores de Vila Velha. Só precisamos definir o cronograma das oficinas para iniciarmos o trabalho com nossos instrutores, que virão de Brasília apenas com esta finalidade. O Senado arcará com todas as despesas deste programa, que se destina exclusivamente à qualificação de casas legislativas municipais de todo o Brasil”, explicou Márcio Coimbra.

Segundo ele, as “Oficinas Interlegis” ensinam a utilizar novas ferramentas tecnológicas  e capacitam as Câmaras em outros temas de importância para suas atividades legislativas, administrativas e jurídicas. Entre os treinamentos disponíveis, os principais são os seguintes: "Portal Modelo e SAPL", dedicado à implantação do Portal Modelo e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL); "Revisão de Marcos Jurídicos", voltado à disseminação de subsídios básicos para a revisão da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara; "Comportamento, Imagem Pública e Cerimonial", que envolve o uso do serviço de cerimonial como instrumento de protocolo, comunicação e formação da imagem institucional do Legislativo; e "Licitações e Contratos", que tem o objetivo de repassar conhecimentos práticos e teóricos sobre as fases das licitações, contratos e processos de compras.

Outros cursos considerados fundamentais também estão disponíveis, tais como: "Câmara Verde", que estimula a adoção de instrumentos destinados à gestão sustentável com responsabilidade socioambiental; "e-Democracia", que ensina a utilizar uma plataforma digital para aproximar os parlamentares dos cidadãos e para fortalecer a representatividade do mandato com fóruns de discussão e audiências interativas; e "Articulação e Compilação de Textos Legais", destinado ao uso de módulos do Sistema SAPL que permitem exibir as leis em sua versão compilada, com alterações, revogações e revisões de textos em seqüência cronológica; entre outros cursos.

A visita o diretor-executivo do ILB, Márcio Coimbra, também foi registrada durante a sessão da Câmara de Vila Velha desta segunda-feira (14), quando o representante do Senado Federal ocupou assento na Mesa Diretora para acompanhar os trabalhos da Casa. Em agradecimento à parceria da Câmara com o Interlegis, o presidente Ivan Carlini fez uso da palavra e reconheceu a importância da retomada deste acordo de cooperação entre o ILB e o Poder Legislativo canela-verde.

Assista ao vídeo de agradecimento feito pelo presidente Ivan Carlini.



Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai
Fotos/Artes: Rayssa Rocha
Tel.: (27) 3349-3252
comunicacao@vilavelha.es.leg.br