Em Franca, Oficina discute ações concretas para implantar plano de logística sustentável

Iniciativa do Interlegis, com apoio da Câmara dos Deputados, reúne parlamentares e servidores

Mais de trinta pessoas, entre vereadores e servidores, estão empenhadas no debate para que suas Câmaras Municipais adotem soluções sustentáveis e acessíveis no seu cotidiano. Este é o objetivo básico da Oficina Câmara Verde, promovida pelo Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal, que teve início nesta quinta-feira, 04/04, em Franca, reunindo também outras quatro cidades da região (Presidente Prudente, Batatais, Guará e a mineira Franca).

Danielle Abud, uma das instrutoras, é doutora em Sustentabilidade em Administração Pública e explicou que esta é uma oportunidade para os gestores implantarem plano de logística sustentável, aproveitando a experiência do Senado.

A iniciativa do Interlegis conta com a parceria da Câmara dos Deputados, que tem um representante no treinamento de Franca. Trata-se de Luiz Vicente da Costa Braga, coordenador-geral do EcoCâmara. Ele lembra, inclusive, que já foi formada, com estas instituições e o Tribunal de Contas uma Rede Federal Legislativo Sustentável e que tem participado de outras Oficinas.

 

Caso concreto

Luiz Vicente ressalta que a receptividade nas Oficinas Câmara Verde tem sido muito boa – dos presidentes de Câmara ao corpo funcional e falou da importância da troca de experiências. Neste sentido, citou o caso de Presidente Prudente, que vai instalar placas de energia fotovoltaica que responderão por 100% do seu consumo energético. “É uma iniciativa importantíssima que atende também aos anseios da sociedade” – afirmou.

Já Francis Lobo, outra instrutora, vai se dedicar sobretudo à questão da acessibilidade, que deve estar incluída no plano de logística sustentável. A intenção, segundo ela, que também é assistente social e analista legislativa do Senado, é trazer ao debate uma perspectiva mais ampliada deste conceito: “não é só acessibilidade física, não é só rampa e elevador, mas é também acessibilidade comunicacional para pessoas cegas e surdas, acessibilidade atitudinal”. E é isso, concluiu, que eles vão discutir nesses dois dias para que seja implantado nas casas legislativas.

Apoio

O treinamento tem o apoio do líder do PSL no Senado, senador Major Olímpio. Seu representante na região, coronel Brandão, ressaltou a qualidade das ações do Interlegis e disse que “estes cursos aumentam a excelência do serviço e a expertise trabalho dos nossos servidores”. Disse ainda que “isso é importante para que tenhamos eficiência na condução das nossas atividades”.

Também participaram da abertura dos trabalhos o diretor da Câmara Municipal de Franca, Ivan Calil, e  o coordenador legislativo da Câmara, responsável pela Escola do Legislativo, Carlos Eduardo Evangelista.